DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, CURRÍCULO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMA
Resumen
Esta pesquisa é de natureza documental, dado que são analisados projetos políticos pedagógicos, ementas e programas de disciplinas, com ênfase na análise dos currículos produzidos a partir de 2003, em função da sanção da lei 10.639/2003, dos cursos de Letras, habilitação Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas, e do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, da Universidade Federal do Maranhão – Campus Dom Delgado. Com base no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2010), o trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos relacionados à educação das relações étnico-raciais. Fanon (2010), Bardin (1977) e Ki-Zerbo (2010), dentre outros, compuseram a fundamentação teórico-metodológica dos dados levantados. Concluiu-se que o curso de Letras tem tido avanços, porém ainda precisando contemplar algumas temáticas previstas no Plano, a exemplo do curso de Estudos Africanos, cuja formulação se deu com vistas de cumprir as previsões deste documento.
Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-raciais; Ensino Superior; Currículo.
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