“NOSSA ESCOLA É O TERRITÓRIO SAGRADO”: Memórias, Histórias, Sustentabilidade, Encantos e Encantarias, no enfrentamento aos impactos da pandemia.

Autores/as

  • Leidiane de Livramento Santos Reges
  • Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré

Resumen

Trata-se de projeto implantado na escola Nossa Senhora de Nazaré, no Quilombo Nazaré. Este pertence ao território Quilombola Mariano dos Campos, no município de Serrano do Maranhão, localizado a 250 km de São Luís (via ferry boat). Desenvolvemos uma Educação contextualizada e autônoma na escola municipal Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré, atendendo turmas multisseriadas com 18 crianças e 16 adolescentes e 04 jovens, dentre estes, mães de estudantes que retomaram os estudos, quando ocorreu a retomada da educação em 2010 matriculados, mas as demais pessoas do quilombo incluindo os funcionários da escola tornam-se estudantes, pois a Retomada da Educação é um processo de ensino e aprendizagem á partir do Território. Serrano do Maranhão é considerado o município do Brasil com o maior percentual de quilombolas do Brasil, pois 96% de sua população é quilombola.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leidiane de Livramento Santos Reges

Liderança Quilombola e Articuladora do Movimento Quilombola do Maranhão – MOQUIBOM, do Coletivo de Mulheres Guerreiras da Resistência do MOQUIBOM

Publicado

2021-11-18

Cómo citar

Reges, L. de L. S., & Nossa Senhora de Nazaré, C. de E. F. (2021). “NOSSA ESCOLA É O TERRITÓRIO SAGRADO”: Memórias, Histórias, Sustentabilidade, Encantos e Encantarias, no enfrentamento aos impactos da pandemia. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado a partir de https://cajapio.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/18078

Número

Sección

Relatos de Experiências