ESSE NEGRO NA SALA DE AULA: olhares e experiências de estudantes africanos no Maranhão
Resumen
ESSE NEGRO NA SALA DE AULA:
olhares e experiências de estudantes africanos no Maranhão
That black in the classroom: looks and experiences of African students in Maranhão
Este negro en la sala de clase: miradas y experiencias de estudiantes africanos en Maranhão
Resumo
Este artigo tem como objetivo entender os olhares e experiências de estudantes africanos que imigraram para o Brasil em busca de melhores condições no ensino superior na diáspora. A pesquisa é construída, por sua vez, a partir da historicidade do homem negro na sociedade moderna. Doutro lado, entender a partir de entrevistas feitas junto a um grupo de estudantes de diversos países do continente africano, entre eles, Angola, Benin, Cabo-Verde, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau e Nigéria, os olhares e experiências deles no que toca o processo de socialização que eles têm tido ou tiveram no Brasil durante as suas estadias, especificamente, na Universidade Federal do Maranhão-UFMA.
Palavras-chave: Negro. Estudantes-africanos. Experiência. Diáspora.
Abstract
This article aims to understand the views and experiences of African students who immigrated to Brazil in search of better conditions in higher education in the diaspora. Research is built, in turn, from the historicity of the black man in modern society. On the other hand, to understand from interviews with a group of students from various African countries, including Angola, Benin, Cape Verde, Democratic Republic of Congo, Guinea-Bissau and Nigeria, their that touches the process of socialization that they have had or had in Brazil during their stays, specifically, at the Federal University of Maranhão-UFMA.
Keywords: Negro. African-students. Experience. Diaspora.
Resumen
Este artículo tiene como objetivo entender las miradas y experiencias de estudiantes africanos que emigrar a Brasil en busca de mejores condiciones en la enseñanza superior en la diáspora. La investigación es construida, a su vez, a partir de la historicidad del hombre negro en la sociedad moderna. De otro lado, entender a partir de entrevistas hechas junto a un grupo de estudiantes de diversos países del continente africano, entre ellos, Angola, Benin, Cabo Verde, República Democrática del Congo, Guinea-Bissau y Nigeria, las miradas y experiencias de ellos que toca el proceso de socialización que ellos tuvieron o tuvieron en Brasil durante sus estancias, específicamente, en la Universidad Federal de Maranhão-UFMA.
Palabras clave: Negro. Estudiantes africanos. Experiencia. Diáspora.
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Citas
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