Soumissions
Liste de vérification de la soumission
Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.Directives aux auteurs-es
A Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.
DIRETRIZES PARA AUTORES
A Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é uma publicação online de periodicidade semestral do curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que tem por objetivo divulgar estudos, pesquisas, reflexões e ensaios no campo dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, envolvendo as diversas ciências humanas, de maneira interdisciplinar, abrangendo uma gama ampla de temas dos estudos sobre o continente africano e sobre temas que envolvem a diáspora, bem como as relações étnico-raciais. Na Kwanissa são aceitos textos sob a forma de artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiências de estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, militantes de movimentos sociais e outros interessados nas áreas temáticas da revista.
Os arquivos para submissão deverão ser em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt), não ultrapassando 2MB de tamanho.
Artigos
A submissão de artigos deve ser feito com o texto já formatado a partir da folha de estilo da revista (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR), atentando para as seguintes normas:
a) os textos devem ser originais, inéditos e redigidos em português, espanhol, francês ou inglês;
b) devem ter extensão de 15 a 30 páginas, margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, em formato A-4 (210x297mm), fonte Palatino Linotype, tamanho 11, com espaço entrelinhas simples para o texto e espaçamento entre parágrafos de 0pt antes e 6pt depois; fonte tamanho 10 para os resumos. Citações acima de de três linhas devem ser separadas do texto por um espaço e devem estar em fonte 10, com recuo de 3 cm e sem aspas. Notas de rodapé devem estar em fonte 9.
c) Os textos devem conter: título em língua original e em língua estrangeira, nome do(as) autor(es) (estes devem ser deixados em branco no momento da submissão, somente sendo inseridos após a aprovação do artigo), formação e filiação institucional do(s) autor(es) por extenso e de forma completa, bem como o(s) endereço(s) de e-mails;
Os textos devem conter os Resumos, também em língua original e estrangeira, com suas respectivas palavras-chave, com suas primeiras palavras em letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula.
Os resumos devem ter entre 100 e no máximo 250 palavras, em espaço simples.
d) a estrutura do texto deve ser dividida em seções, subseções (se houver) e não numeradas. É essencial conter introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais;
e) as citações textuais diretas de até três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma fonte do texto (sem itálicos) e entre aspas duplas;
f) as citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo de 3 cm da margem esquerda, sem aspas duplas, nem itálicos e em fonte tamanho 10. Em ambos os casos, devem ser indicadas as fontes da citações (Sobrenome do autor, ano, página);
g) as notas de rodapé não deverão ser usadas para referências. Esse recurso pode ser utilizado quando extremamente necessário para notas;
h) as citações e referências seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as quais são exemplificadas ao final dessas diretrizes;
i) as ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc.) devem ser enviadas no corpo do texto (formatos JPG), coloridas ou em preto e branco. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são as do formato A-4 e devem seguir as normas da ABNT para citação.
j) recomenda-se realizar a revisão dos textos e dos resumos com profissionais especializados.
Notas de pesquisa e relatos de experiências
OBS: As notas de pesquisa compreendem relatórios finais de pesquisas, de grupos de estudo, de monografias, dissertações ou teses. Já os relatos de experiências versam sobre práticas pedagógicas, experiências de viagens e de trabalhos de campo.
As notas de pesquisa e relatos de experiências a serem aceitos deverão seguir a seguinte estrutura:
a) os textos devem conter até 10 (dez) laudas, espaço entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, e mesma formatação de página do artigo;
b) o cabeçalho deve conter o título, a autoria, vínculo institucional, endereços eletrônicos e resumo seguindo as mesmas normas dos artigos. O título e o resumo devem ser apresentados na língua original e traduzidos para o inglês e espanhol (ou português, se essa não for a língua original);
c) as citações e referências seguirão as normas da ABNT, as quais são exemplificadas ao final dessas diretrizes;
Resenhas
As resenhas devem deverão seguir a seguinte estrutura:
a) a resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica;
b) o texto da resenha pode conter até 6 (seis) laudas, seguindo a mesma configuração dos artigos;
c) o cabeçalho deve conter, na primeira linha, a indicação “Resenha” e o título da resenha. Na segunda linha deve seguir as configurações dadas aos artigos, com título em língua original e estrangeiras, com resumos em língua original e estrangeira. A folha de Estilo que deve ser utiizada é a mesma dos artigos (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR).
d) o autor deve encaminhar uma imagem da capa da obra resenhada, em formato JPG, com resolução mínima de 150 dpi;
INSTRUÇÕES GERAIS
a) os originais serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais. Os artigos serão enviados aos pareceristas (Conselho Científico), cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o(s) nome(s) do(s) autor(es);
b) a Kwanissa – Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros disponibilizará os artigos, notas de pesquisa, relatos de experiências e resenhas publicados para consulta e reprodução em seu endereço eletrônico, com a devida indicação da obrigatoriedade de citação da fonte. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Equipe Editorial.
De acordo com a norma vigente da ABNT, NBR 10520 – Citações em documentos, as indicações das fontes deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em letras maiúsculas e minúsculas, data e página, quando dentro do parênteses, por exemplo, (Silva, 1995, p.43) e quando inseridas na frase, exemplo: Segundo Silva (1995, p.43).
Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento. Exemplo: (Silva, 1995a, p.35).
As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a norma vigente da ABNT, NBR 6023 – Referências.
MODELOS DE REFERÊNCIAS
Livro
SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano da publicação.
Exemplo:
PAIXÃO, Marcelo. 500 anos de solidão: estudos sobre desigualdades raciais no Brasil. Curitiba: Appris, 2009.
Capítulo de livro
SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes (ed., org., comp.). Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. capítulo ou página inicial-página final do capítulo.
Exemplo:
OLIVEIRA, Z.L.C. A provisão da família: redefinição ou manutenção dos papéis? In: ARAÚJO, C.; SCALON, C. (org.). Gênero, família e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005. p. 123-147.
Artigo
SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes. Título do artigo. Nome da Revista, Local de publicação, v. ?, n. ?, p. inicial-final, ano da publicação.
Exemplo:
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 15, p. 134- 158, set./out./nov./dez. 2000.
Tese/Dissertação
SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. n. de f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.
Exemplo:
RODRIGUES, Zulimar Márita Ribeiro. Geografia da saúde e o espaço urbano de São Luís-MA: interfaces da relação saúde e ambiente no período de 1854-1954. 2004. 237 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) – Universidade Federal Maranhão, São Luís, 2004.
Evento
SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., data, Cidade. Anais [...]. Local de publicação: Editora, data. página inicial-final do trabalho.
Exemplo:
SANTOS, Alexandre Eduardo. Do surgimento da cidade ao processo deconurbação: elementos teóricos para análise. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRÁFOS, 7., 2014, Vitória. Anais eletrônicos [...]. Vitória: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2014. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404388439_ARQUIVO_Dosurgimentodacidade.pdf. Acesso em: 19 jan. 2015.
Artigos
Política padrão de seçãoNotas de Pesquisa
As notas de pesquisa compreendem relatórios finais de pesquisas, de grupos de estudo, de monografias, dissertações ou teses.
Relatos de Experiências
Os relatos de experiências versam sobre práticas pedagógicas, experiências de viagens e de trabalhos de campo.Resenhas
A resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica;Mention de droit d'auteur
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-BrasileirosEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.