DAS POSSIBILIDADES DE LEGITIMAÇÃO DE PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS A PARTIR DE ÁFRICA: entrevista com Emília Nhalevilo

Autori

  • Kátia Evangelista Regis Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - Universidade Federal do Maranhão
  • Emília Nhalevilo Universidade Púnguè

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.1

Abstract

Entrevista com a Profa. Dra. Emília Nhalevilo

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Biografie autore

Kátia Evangelista Regis, Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - Universidade Federal do Maranhão

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP - 2000), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado (2015) realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP em parceria com o Departamento de História da Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Púnguè (Moçambique). Entre 1998 e 2002 foi educadora e coordenadora do Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), que desenvolvia a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No período de 1998 a 2002 coordenou o Núcleo de Consciência Negra na USP. Lecionou História para o ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de São Paulo (2002-2005). Foi Assessora de Formação e Sistematização do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (2008). É Professora Associada II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus São Luís). Docente da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), iniciativa pioneira no Brasil implantada em 2015, da qual foi coordenadora entre 2015 e 2020. Em 2019, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão concedeu-lhe o Título de Cidadã Maranhense. No mesmo ano, recebeu a distinção honorífica Palmas Universitárias na UFMA. Integrante do Grupo de Trabalho nº 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/UFMA e do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros/UFMA. Principais temas de discussão na área educacional: o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, currículo, políticas curriculares.

Emília Nhalevilo, Universidade Púnguè

Doutora em Educação de Ciências Naturais pela Curtin University Western (Austrália), pós-doutora pela University of the Western Cape (África do Sul). Professora Catedrática em Química da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Reitora da Universidade Púnguè (Moçambique).

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Pubblicato

2022-05-03

Come citare

Regis, K. E., & Nhalevilo, E. . (2022). DAS POSSIBILIDADES DE LEGITIMAÇÃO DE PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS A PARTIR DE ÁFRICA: entrevista com Emília Nhalevilo. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(12). https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.1

Fascicolo

Sezione

Artigos