EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Reflexões para uma via de luta antirracista a partir da Lei 10.639/2003 e da epistemologia decolonial no ensino
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.28Parole chiave:
Colonialidade, Relações étnico-raciais, Lei 10.639/2003, Decolonialidade, Prática pedagógicaAbstract
Partindo da atual necessidade de refletir sobre uma educação antirracista no currículo, considerando que o conhecimento transmitido dentro das escolas tende a reproduzir uma epistemologia hegemônica ocidental universalizante, desconsiderando a relevância dos negros e dos conhecimentos da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, o presente artigo pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da Lei 10.639/2003 como uma via antirracista no ensino, a qual estabelece as diretrizes curriculares nacionais para o ensino da história e cultura africana, bem como entender como a epistemologia decolonial inserida na prática pedagógica pode promover um ensino antirracista no processo de aprendizagem. O artigo alude sobretudo a uma abordagem sobre raça, apontando como a colonialidade contribui para a reprodução do eurocentrismo, em especial, no livro didático da educação básica. Para a concretização do trabalho, realizamos uma pesquisa bibliográfica, de caráter analítico-descritivo, apoiando-se em artigos de renomados estudiosos como: Munanga (2004); Gomes (2010); Mignolo (2017); Strauss (2012); Grosfoguel (2008) dentre outros. Para tanto, considera-se que a Lei 10.639/2003 é um marco na história da educação, pois contribui para uma educação antirracista, e a epistemologia decolonial é, de fato, uma via para a superação do eurocentrismo e descolonização do currículo escolar.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Editora Vozes Limitada, 2017.
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade como crítica do paradigma hegemônico ocidental: introdução a uma ideia. Ensaios filosóficos, vol. XIV, p. 09-18, 2016. Disponível em: http://ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo14/02_ASANTE_Ensaios_Filosoficos_Volume_XIV.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2022.
BERNARDINO, Joaze. Ação afirmativa e a rediscussão do mito da democracia racial no Brasil. Estudos afro-asiáticos, v. 24, p. 247-273, 2002: <http://www.scielo.br/pdf/eaa/v24n2/a02v24n2 Disponível em: Acesso em: 30 de maio de 2022).
BERNARDINO, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, v. 31, p. 15-24, 2016. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf . Acessado em 5 de junho de 2022.
BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loreto da. Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, p.05-113, 2010.
BRASIL. SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Ministério da Educação, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2004.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. v. 2, p. 13-37, 2008. Disponível em:
CASTELLO Branco, Raynette. O negro no livro didático de História do Brasil para o Ensino Fundamental II da rede pública estadual de ensino, no Recife. 2005. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei nº 10.639/03: breves reflexões. Modos de fazer, p. 19, 2010. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 13 de junho de 2022.
___________. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras. v. 12, n. 1, p. 98 - 109, 2012. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em 20 junho de 2022.
GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223 - 244. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5509709/mod_resource/content/0/06%20%20GONZALES%2C%20L%C3%A9lia%20%20Racismo_e_Sexismo_na_Cultura_Brasileira%20%281%29.pdf. Acesso em: 21 de junho de 2022.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista crítica de ciências sociais, n. 80, p. 115-147, 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/697. Acesso em: 25 de junho de 2022.
HERNANDEZ, Leila Leita; HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. Selo Negro, 2005. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=8bwx1oaVwC&pg=PA16&hl=ptBR&source=gbs_selected_pages&cad=3#v=onepage&q&f=false.Acesso em: 01 de julho de 2022.
JESUS, Fernando Santos. O" negro" no livro didático de história do Ensino Médio e a Lei 10.639/03. História & Ensino. v. 18, n. 1, p. 141-171, 2012. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/847234/mod_resource/content/1/JESUS%2C%20Fernando%20Santos.%20O%20negro%20no%20livro%20did%C3%A1tico%20de%20hist%C3%B3ria%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio%20e%20a%20Lei%2010.63903pdf. Acesso em: 06 de julho de 2022.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Repositório UFSC. p. 24. 2012.
MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. Revista Epistemologias do Sul, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772. Acesso em: 10 de julho de 2022.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida, n. 3º, p. 117, 2004. Disponível em:<https://www.geledes.org.br/wpcontent/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia pdf. Acesso em: 15 de julho de 2022.
____________. Superando o racismo na escola. UNESCO, p.204. 2005.
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo. Editora Perspectiva SA, p. 394. 2020.
NJERI, Aza. Educação afrocêntrica como via de luta antirracista e sobrevivência na maafa. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 31, p. 4-17, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/28253/24236. Acesso em: 25 de julho de 2022
NJERI, Aza; AZIZA, Dandara. Entre a fumaça e as cinzas: estado de maafa pela perspectiva mulherismo africana e pela psicologia africana. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v11, n.2, p.5780,2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/53729/30944. Acesso em: 27 de julho de 2022.
NOGUEIRA, Renato. Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado. Rev. África e Afrocentricidades- 03- n. 11. p. 1-16, 2010. Disponível em: https://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/01112010_02.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2022.
QUIJANO, Aníbal,. Colonialidade do poder, eurocentrismo e américa latina. Revista CLACSO, consejo latino-americano de ciências sociales, p. 117-142, 2005. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf . Acessado em: 20 de maio de 2022.
RAMOS, Adriel Eleris. LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: uma análise de estrutura, abor-dagens e conteúdos contemporâneos. Ananindeua/PA: UFPA, 2018. (TCC/Artigo apresenta-do ao curso especialização em ensino de História da Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Ananindeua)
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Global Editora e Distribuidora Ltda, p.337. 2015.
ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e pesquisa, v. 29, p. 125 - 146, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Dw9cqwCczcddHVZjv3TnYGt/?lang=pt. Acesso em: 05 de agosto de 2022.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias do sul. In: SANTOS, Boaventura. Epistemologias do Sul. 2009. p.532
TRINDADE, Azoilda Loretto da. Orientações e ações para a educação das relações étinico-racias. Brasília: MEC/Secad, p. 82-296, 2006.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-BrasileirosEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.