MEMÓRIA COLETIVA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA: entre invenções e desinvenções da história afroamazônica
Resumo
A Amazônia é um grande espaço de discussão, produção de pensamentos críticos e alforriamento cultural com demandas emancipatórias contra a historiografia brasileira, baseada no princípio falacioso de que a escravidão não teve maior importância na região porque o trabalho escravo indígena era mais utilizado do que o africano. Nas últimas décadas, essa tese vem sendo derrubada, com a organização das comunidades quilombolas no Baixo Amazonas. Este artigo faz um estudo dos discursos de colonizadores e colonizados, entre invenções e desinvenções da história afroamazônida, apresentando nuances da história e da cultura no interior da floresta. Ao chegarem ao “Novo Mundo” os colonizadores fizeram registros narrativos exóticos sobre a população e inventários econômicos sobre a natureza, apresentando-o como território de exploração. O cerzimento de alguns novos conceitos retirados da historia silenciada de afroamazônidas com a História oficial do País é o propósito de nossa discussão.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Idaliana Marinho de (org). Puxirum: memória dos negros do oeste paraense. Belém-PA: IAP, 2002.
BEZERRA NETO, José Maia. Escravidão Negra na Amazônia (Sécs. XVII-XIX). Belém: Paka-Tatu, 2001.
BOAS, Franz. Antropologia Cultura. Tradução de Celso Castro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DE CERTEAU, Michel. A Cultura no Plural. Tradução de Enid Abreu Dobranszky, Campinas-SP: Papirus, 1995.
FERREIRA REIS, Arthur Cezar. O negro na empresa colonial dos portugueses na Amazônia. Actas do Congresso Internacional de História dos Descobrimentos. Lisboa: Comissão Executiva das Comemorações da Mrote Infante Dom Henrique V, 1961, II parte, 347-53.
FUNES, Eurípedes A. Comunidades Mocambeiras do Trombetas. Fortaleza-CE: UFC, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19861/1/2015_capliv_eafunes.pdf.
FUNES, Eurípedes. Mocambos: natureza, cultura e memória. História Unisinos, 13(2):146-153, Maio/Agosto, 2009.
FURTADO, Marcela B.; Pedroza, Regina L. S.; Alves, Cândida B. Cultura, Identidade e Subjetividade Quilombola: Uma Leitura a Partir da Psicologia Cultural. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, vol. 26, nº01, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000100012.
GADELHA, Regina Maria A. Fonseca. Conquista e ocupação da Amazônia: a fronteira Norte do Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, vol.16, no.45, Mai/Ago, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142002000200005.
MEIRELES, Marinelma Costa. As conexões do Maranhão com a África no tráfico atlântico de escravos na segunda metade do século XVII. Revista Outros Tempos. Dossiê escravidão, São Paulo, v. 8, 2009. Disponível em: https://www.outrostempos.uema.br/OJS/index.php/outros_tempos_uema/article/view/177 .
MOREIRA NETO, Carlos de Araújo. Índios da Amazônia: de maioria e minoria (1750-1850). Petrópolis-RJ: Vozes, 1998.
O’DWYER, Eliane Cantarino. Quilombos: Identidade Étnica e Territorialidade. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
PAULINO, Itamar Rodrigues. A Amazônia entre culturas, identidades e memórias. Em: LIMA, Rogério e MAGALHÃES, Maria da Glória (orgs). Culturas e Imaginários: Deslocamentos, Interações e Superposições. Rio de Janeiro: 7Letras, 2018.
SALLES, Vicente. Memorial da Cabanagem: Esboço do pensamento Político-Revolucionário no Grão-Pará. Belém: Cejup, 1992.
SMITH, Anthony. Explorers of the Amazon. Chicago: University of Chicago Press, 1994.
TEIXEIRA, Lygia Conceição L. Marambiré: O negro no folclore paraense. Belém: Secult, FCPTN, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-BrasileirosEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.