Terapias religiosas e o processo saúde-doença no mercado religioso no Haiti

Autores

Resumo

Dentre tantos pontos que deixam transparente a vulnerabilidade da sociedade haitiana, as questões que envolvem o processo saúde-doença são os que mais induzem sofrimento e a percepção da desigualdade. Sendo o Haiti o país mais pobre da América e um dos mais pobres do mundo, edificou-se dentro da pluralidade religiosa e terapêutica os caminhos para tentar alcançar a cura dos processos de adoecimento. A construção do percurso terapêutico dos sujeitos ao perceberem-se doentes, no entanto, além de ser influenciada pela mais profunda precariedade do sistema público de saúde, é permeada por tradições religiosas e a sua visão da etiologia da doença e métodos de cura, e uma série de conflitos religiosos envolvendo os terapias populares locais e as igrejas evangélicas. Frente a esta realidade, aproveitando da ferramentas teóricas da economia religiosa, escolha racional e da segurança existencial, o artigo busca discutir o processo de construção dos itinerários terapêuticos a partir da articulação entre os saberes, os agentes e as práticas envolvidas no processo saúde/doença, levantando questões como a concorrência religiosa no mercado de cura haitiano. Diante de trajetórias apresentadas, percebe-se a violência estrutural como um legado histórico, perpetuado ainda hoje, que inclui as religiões como determinantes do risco de adoecer e da viabilidade (ou não) para curar-se das doenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Rosa Gioda, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis\Santa Catarina, Brasil

Renata Siuda-Ambroziak, Universidade de Varsóvia

Universidade de Varsóvia, Polônia/FAPESP/PUC-SP, Sâo Paulo, Brasil

Marcia Grisotti, Universidade Federal de Santa Catarina/Brazil

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis\Santa Catarina, Brasil

Referências

BERGER, P. The Sacred Canopy: Elements of Sociological Theory of Religion, Garden City, NY: Doubleday, 1967.

BELLAH, Robert N. Civil religion in America. In: R Bellah. Beyond Belief: Essays on Religion in a Post-traditionalist World Berkeley: University of California Press.BIRMAN, P. Feitiçarias, territórios e resistências marginais MANA, 2009, 15(2): 1970, pp.321-348. Http://Dx.Doi.Org/10.1590/18094449201500450079

BRODWIN, PL E. Medicine and Morality in Haiti: The Contest for Healing Power. Cambridge University Press, 1996.

BULAMAH, Rodrigo C.Um lugar para os espíritos: os sentidos do movimento desde um povoado haitiano. Dossiê: Corpos, Trajetórias e Valores: perspectivas de gênero, Famílias e reprodução social em contextos africanos. Buenos Aires: CLACSO 2015.

CANNON, W, B. Voodoo Death. In: Lessa, William A. & Voght, Even (eds.) Reader and Comparative Religion: An Anthropological Approach. New York: Harper and Row Publishers, 1972, pp.433-439.

DEREN, M. Divine Horsemen: The Living Gods Of Haiti. New Paltz, NY, 1983.

DURKHEIM, E. Les Formes Élémentaires de la Vie Religieuse, 5e édition, Paris: Quadriage/PUF, 1912.

FARMER, P. Pathologies of Power: Health, Human Rights, and the New War on the Poor. University of California Press 2003.

FARMER, P Mandando doença: feitiçaria, política e mudança nos conceitos da Aids no Haiti rural. In: HOCHMAN, G., and ARMUS, D., orgs. Cuidar, controlar, curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004. História e Saúde collection, 2004, pp. 534-567.

FREEMAN Bryant C. Third-World Folk Beliefs and Practices: Haitian Medical Anthropology. La Presse Evangélique Port-au-Prince, 1998.

GIODA, Fabiane R.; Grisotti, Marcia A Religiosidade E a Violência Estrutural Como Fatores Influentes No Processo Saúde Enfermidade Atenção Em Uma Comunidade Do Haiti Rural. Métis: História & Cultura, vol. 17, nº 34, 2018.

HANDERSON, Joseph Vodu No Haiti – Candomblé No Brasil: Identidades Culturais E Sistemas Religiosos Como Concepções De Mundo Afro-Latino-Americano. Dissertação. UFP, 2010.

HURBON, L. Dios en el Vodu Haitiano. Buenos Aires: Ediciones Castañeda, 1978.

HURBON, L. O Deus da Resistencia Negra - O vodu Haitiano. Ediçoes Paulinas, são Paulo, 1987.

KLEINMAN, AM. Some Issues for a Comparative Study of Medical Healing. International Journal of Social Psychiatry;19(3-4):1973, pp. 159-165.

KLEINMAN A.Concepts and a model for the comparison of medical systems as cultural systems. Soc Sci Med;12(2B):1978, pp.85-95.

KLEINMAN, A. Patients and Healers in the Context of Culture: An Exploration of the Borderland Between Anthropology, Medicine, and Psychiatry. University of California Press, 1980.

LANGDON, Esther J. Representações de Doença e Itinerário Terapêutico dos Siona da Amazônia. In: SANTOS, Ricardo Ventura; COIMBRA JR., Carlos E. A. (org). Saúde e povos indígenas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1994.

LOYOLA, Maria A. Médicos e curandeiros: conflito social e saúde. São Paulo; DIFEL,1984.

MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In : Sociologia e Antropologia. v. II. São Paulo: Edusp, 1923.

MENÉNDEZ, E. L. Sujeitos, Saberes e Estruturas. São Paulo: Hucitec, 2009.

MICHEL, Claudine (2001) El vudú hatiano esun humanismo? Cuyo: Anuario de FilosofíaArgentina y Americana, v 18-19, n. 18, 2001, pp. 23-144.

MOTTA, R. SIUDA-AMBROZIAK, R. The sacrifice, the feast and the power of the priesthood in the Xangô cult of Recife”, Studia Religiologica, vol.51/4, 2018, p. 279-295. https://www.ejournals.eu/Studia-Religiologica/2018/Numer-51-4-2018/art/13636/

NORRIS, P.; INGLEHART, R. Sacred and Secular. Religion and Politics Worldwide. Oxford University Press, 2004.

RABELO, Miriam C. Religião e cura: algumas reflexões sobre a experiência religiosa das classes populares. Cadernos de Saúde Pública, 9 (3), 1993, p. 316-325.

SILVA, V. G. D. Neopentecostalismo e religiões afro-brasileiras: Significados do ataque aos símbolos da herança religiosa africana no Brasil contemporâneo. Mana, 13(1), 2007, pp. 207-236.

SIUDA-AMBROZIAK, R. Jumping into faith - the Phenomenon of Brazilian Pentecostal Conversions, Studia Religiologica, vol. 51, nr. 1, 2018a, p. 11-32. https://www.ejournals.eu/Studia-Religiologica/2018/Numer-51-1-2018/art/12994/

SIUDA-AMBROZIAK, R. Health and wealth in contemporary Brazilian religious culture”, Przegląd Religioznawczy, nr. 4(270), 2018b, p. 31-48. https://journal.ptr.edu.pl/index.php/ptr/article/view/69/62

SIUDA-AMBROZIAK,, R. Benzedeiras em vias de extinção na Ilha da Magia, Metis: História e Cultura, vol. 17, nr. 34, 2018c, p. 125-146. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6941

SIUDA-AMBROZIAK, R. Benzedeiras: lights and shadows of the religious healing practice in Brazilian folk Catholicism, Studia Religiologica, vol. 52, nr. 3, 2019, p. 191- 204. https://www.ejournals.eu/Studia-Religiologica/2019/Numer-52-3-2019/art/15301/

Siuda-Ambroziak, R. Tankowanie axé, czyli religijna terapia w afro-brazylijskim candomblé, Studia Religiologica, vol. 53, nr. 4, 2020, p. 333-346. https://www.ejournals.eu/Studia-Religiologica/2020/Numer-53-4-2020/art/18051/

STARK, R.; BAINBRIDGE, W.S Uma teoria da religião, Paulinas, São Paulo, 2009.

VONARX, N. Le Vodou haïtien comme système de soins, nouvelle lecture. In: J. Hainard, P. Mathez & O. Schinz (eds.). Vodou (pp. 177-197), Geneva: Infolio, Musée d‘ethnographie de Genève, 2008.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

ROSA GIODA, Fabiana; SIUDA-AMBROZIAK, Renata; GRISOTTI, Marcia.
Terapias religiosas e o processo saúde-doença no mercado religioso no Haiti
. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 17, n. 50, p. 1–19, 27 Set 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/24215. Acesso em: 28 set 2024.