Vida e Morte no Império de Sombras Português: encomendar as Almas em Ano-Bom e no Haiti

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.18764/1983-2850v18n52e25906

Schlagworte:

Ano-Bom, Portugal, Haiti, catolicismo, Quaresma

Abstract

Este artigo introduz um novo conceito metodológico ao estudo da religiosidade negra no espaço atlântico, o do “Império de Sombras Português”. Cunhado pela primeira vez em 1991 pelo historiador George Winius, o conceito alude a comunidades indígenas e/ou mestiças que, seja na periferia ou para além dos limites do aparato administrativo efetivo de Portugal, desenvolveram uma nova identidade cultural-religiosa de acordo com um modelo português, mas de uma forma que envolveu a modificação e reinterpretação crítica de elementos portugueses. Como suas identidades complexas não correspondem aos tradicionais modelos pós-coloniais de análise, elas permaneceram amplamente esquecidas nos estudos sobre a resposta indígena ao colonialismo, imperialismo e escravidão. Para ilustrar como esse conceito pode nos permitir abordar expressões de religiosidade negra de uma nova perspectiva, o artigo se concentrará na ilha atlântica de Ano-Bom e, a partir daí, traçará um paralelo com o Haiti. Argumentará que comunidades no “Império de Sombas”, como as de Ano-Bom, fornecem uma visão única sobre a formação da identidade luso-africana. Isso torna Ano-Bom um lugar único para entender e identificar luso-africanismos na diáspora e, subsequentemente, uma chave para desvendar complexas tradições culturais de comunidades negras nas Américas. Esta nova abordagem será exemplificada por comparar dois rituais da Quaresma: a tradição portuguesa e annobonensa da “encomendação das almas” e a tradição haitiana do “Rara.” Estudar o Rara em paralelo à encomendação das almas permitirá uma melhor compreensão desta tradição e seus rituais.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Jeroen Dewulf, University of California, Berkeley

Jeroen Dewulf é professor catedrático na área de Artes e Humanidades da Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde também é diretor do Centro de Estudos Portugueses. Suas publicações mais recentes incluem os seguintes livros:  The Pinkster King and the King of Kongo (2017), From the Kingdom of Kongo to Congo Square (2017), e Afro-Atlantic Catholics: America's First Black Christians (2022). Este último livro foi traduzido para português com o título Nova História do Cristianismo Negro na África Ocidental e nas Américas (Porto Alegre: EdiPUCRS, 2024). 

Literaturhinweise

AUGEL, Moeme Parente. Primeira nova literatura de Guiné-Bissau. Bissau: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, 1998.

BARRENA, Natalio. La Isla de Annobon. Org. Romón Perramón. Barcelona: Instituto Claretiano de Africanistas, 1965.

BEIRANTE, Maria Ângela. Territórios do sagrado: Crenças e comportamentos na Idade Média em Portugal. Lisboa: Colibri, 2011.

BETHENCOURT, Francisco. A Igreja. In: BETHENCOURT, F.; CHAUDHURI, K. (org.). História da Expansão Portuguesa. vol. 1. Lisboa: Círculo de Leitores, 1998, p. 369–86.

BONTINCK, François (org.). Diaire Congolais de Fra Luca da Caltanisetta (1690–1701). Louvain: Éditions Nauwelaerts, 1970.

BOSMAN, Willem. Nauwkeurige beschryving van de Guinese Goud-, Tand- en Slave-kust, 2 vols. Utrecht: Anthony Schouten, 1704.

BRAGA, Theophilo. O povo portuguez nos seus costumes, crenças e tradições, 2 vols. Lisboa: Ferreira, 1885.

CALDEIRA, Arlindo Manuel (org.). Viagens de um piloto português do Século XVI à Costa de África e a São Tomé. Lisboa: Comissão nacional de comemorações dos descobrimentos portugueses, 2000.

CALDEIRA, Arlindo Manuel. Crenças religiosas e ritos mágicos na ilha do Ano Bom: Uma aproximação histórica. Povos e Culturas, Lisboa, n. 11, p. 87-111, 2007.

CALDEIRA, Arlindo Manuel. Medo e religião popular na ilha de Ano Bom: Uma aproximação histórica (séculos XVI-XIX). In: RODRIGUES, M. J. (org.). Actas do Congresso Internacional: O Espaço Atlântico de Antigo Regime. Poderes e sociedades. Lisboa: CHAM, 2008, p. 1-14.

CALDEIRA, Arlindo Manuel. Organizing Freedom: De Facto Independence on the Island of Ano Bom (Annobón) during the Eighteenth and Nineteenth Centuries. Afro-Hispanic Review, Nashville, TN, v. 28, no. 2, p. 293-310, 2009.

CARTEAU, Félix. Soirées bermudiennes, ou entretiens sur les événemens qui ont opéré la ruine de la partie française de l’isle Saint-Domingue. Bordéus: Pellier-Lawalle, 1802.

CENCILLO DE PINEDA, Manuel. El Brigadier Conde de Argelejo y su expedición militar a Fernando Poo en 1778. Madrid: Instituto de Estudios Africanos, 1948.

CHARLEVOIX, Pierre François Xavier de. Histoire de l’Isle Espagnole ou de St. Domingue: Écrite particulièrement sur des mémoires manuscrits du P. Jean-Baptiste Le Pers, 2 vols. Paris: François Barois, 1730-31.

CHAVES, Luís. Folclore religioso. Porto: Portucalense, 1945.

CHAVES, Luís. Portugal além, V.N. Gaia: Edições Pátria, 1932.

COMMELIN, Isaac (org.). Begin ende Voortgangh der Vereenigde Nederlantsche Geoctroyeerde Oost–Indische Compagnie, 4 vols. Amsterdam: Facsimile Uitgaven Nederland, 1969.

COURLANDER, Harold. Haiti Singing. Nova York: Cooper Square Publishers, 1973.

COURLANDER, Harold. The Drum and the Hoe: Life and Lore of the Haitian People. Berkeley: University of California Press, 1960.

DE WULF, Valérie. Recherches en terrain difficile : Le cas du culte traditionnel annobonais (île d’Annobon, Guinée Équatoriale, XVe-XXe siècle. Cahiers d’Études Africaines, Paris, v. 233, no. 1, p. 171-191, 2019.

DE WULF, Valérie (org.). Documentos sobre Annobón. Osona: Ceiba, 1998.

DE WULF, Valérie. Histoire de l’île d’Annobón (Guinée Équatoriale) et de ses habitants du XVe au XIXe siècle, 2 vols. Paris: L’Harmattan, 2014.

DIAS, Margot e Jorge Dias. A encomendação das almas. Porto: Imprensa Portuguesa, 1953.

DUNHAM, Katherine. Dances of Haiti. Los Angeles: Centro de Estudos Afro-Americanos, 1983.

ESPÍRITO SANTO, Moises. A religião popular portuguesa. Lisboa: A Regra do Jogo, 1981.

GALLOP, Rodney. Portugal: A Book of Folk-Ways. Cambridge: Cambridge University Press, 1936.

GEGGUS, David. The French Slave Trade: An Overview. The William and Mary Quarterly, Williamsburg, VA, vol. 58, no. 1, p. 119-138, 2001.

GUATTINI, Michelangelo e Dionigi Carli. La Mission au Kongo des pères Michelangelo Guattini et Dionigi Carli. Tradução de Cheyron d’Abzac. Paris: Chandeigne, 2006.

HENRIQUES, Isabel Castro. São Tomé e Príncipe: A invenção de uma sociedade. Lisboa: Vega, 2000.

HESPANHA, António Manuel. Filhos da Terra: Identidades mestiças nos confins da expansão portuguesa. Lisboa: Tinta China, 2019.

INGERSOLL, Thomas N. Mammon and Manon in Early New Orleans: The First Slave Society in the Deep South, 1718–1819. Knoxville, TN: University of Tennessee Press, 1999.

JACOBS, Jaap. The First Arrival of Enslaved Africans in New Amsterdam. New York History, Nova Yorque, v. 104, n. 1, p. 96-104, 2023.

MATOS, José da Cunha. Ilhas de S. Tomé, Príncipe, Ano Bom e Fernando Pó. São Tomé: Imprensa Nacional, 1916.

MCALISTER, Elizabeth. Rara! Vodou, Power, and Performance in Haiti and its Diaspora. Berkeley: University of California Press, 2002.

MORAES, António Maria de Jesus Castro e. Um breve esboço dos costumes de S. Thomé e Príncipe. Lisboa: Adolpho de Mendonça, 1901.

OLIVEIRA, Ernesto Veiga de. Festividades cíclicas em Portugal. Lisboa: Dom Quixote, 1984.

PEREIRA, Pedro Paulo Alves. Das Tchiloli von São Tomé: Die Wege des karolingischen Universums. Frankfurt a.M.: IKO, 2002.

POLANCO, Juan Alphonso de (org.). Vita Ignatii Loiolae et rerum Societatis Jesu historia, 6 vol. Madrid: Typographorum Societas, 1894-98.

PUJADAS, Tomas L. La iglesia en la Guinea Ecuatorial: Fernando Poo. Madrid: Iris de Paz, 1968.

REIS, Fernando. Pôvô Flogá: O Povo Brinca; Folclore de São Tomé e Príncipe. São Tomé: Câmara Municipal, 1969.

ROMAIN, J.B. Quelques Mœurs et coutumes des paysans Haïtiens. Travaux pratiques d’ethnographie sur la région de Milot a l’usage des étudiants. Paris: Imprimerie de l’état, 1959.

SAEZ, José Luis. La Iglesia y el negro esclavo en Santo Domingo. Una historia de tres siglos. Santo Domingo: Patronato de la Ciudad colonial de Santo Domingo, 1994.

SEABROOK, W.B. The Magic Island. Nova York: Harcourt, Brace and Company, 1929.

TSELOS, Susan Elizabeth. Threads of Reflection: Costumes of Haitian Rara. African Arts, Cambridge, MA, v. 29, n. 2, 58-65, 1996.

VERSCHUEREN, Joseph. La République d’Haïti, 3 vols., Wetteren: Scaldis, 1948.

VILAR, Hermínia Vasconcelos. A vivência da morte no Portugal medieval: A Estremadura portuguesa (1300 a 1500). Redondo: Patrimónia, 1995.

WHEAT, David. Atlantic Africa and the Spanish Caribbean, 1570–1640. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2016.

WINIUS, George. Portugal’s Shadow Empire in the Bay of Bengal. Revista de Cultura, Macau, n. 13-14, p. 273-287, 1991.

YONKER, Dolores. Rara no Haiti. In: BETTELHEIM, Judith; NUNLEY, John W. (org.). Caribbean Festival Arts: Each and Every Bit of Difference. Seattle: University of Washington Press, 1988, p. 147-51.

ZAMORA LOBOCH, Miguel. Noticia de Annobón: Su Geografía, Historia y costumbres. Madrid: Papelaria Madrileña, 1962.

Veröffentlicht

2025-05-01

Zitationsvorschlag

DEWULF, Jeroen.
Vida e Morte no Império de Sombras Português: encomendar as Almas em Ano-Bom e no Haiti
. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 18, n. 52, p. 1–15, 1 Mai 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/25906. Acesso em: 24 mai 2025.