Práxis e palavra: diálogo entre Freire e Kosik

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p39-55

Palavras-chave:

Práxis, Palavra, Formação de professores

Resumo

O presente estudo busca contribuir para a compreensão da Práxis e da Palavra no campo da educação e da formação de professores, tendo como base o pensamento de Paulo Freire e Karel Kosik. Tendo por base a obra Pedagogia do Oprimido, são apontadas contribuições de Freire pertinentes à práxis, estabelecendo um diálogo com a obra Dialética do Concreto de Kosik, que tanto influenciou Freire nesse conceito. Considera-se que o educador necessita, pela natureza do seu trabalho, vivenciar uma formação de natureza científica, artística, ética, estética e técnica, portanto, atividades de teoria e prática. Ao final, apresentam-se considerações indicativas sobre a articulação da práxis com a formação de professores e a produção de conhecimento engajado para a formação integral dos seres humanos em vista do mercado e da cidadania.

Palavras-chave: Práxis. Palavra. Formação de professores.

Praxis and word: dialogue between Freire and Kosik

ABSTRACT

The present study seeks to contribute to the understanding of praxis and “word” in the field of education and teachers’ training, based on the thoughts of Paulo Freire and Karel Kosik. Based on the work Pedagogy of the Oppressed, Freire’s contributions pertinent to praxis are pointed out, establishing a dialogue with Kosik’s Dialetics of the Concrete, which influenced Freire so much in this concept. It is considered that the educator needs, by the nature of his work, to experience a training of a scientific, artistic, ethical, aesthetic and technical nature, therefore, activities of theory and practice. In the end, we present indicative considerations on the articulation of praxis with the teachers’ training and the production of knowledge engaged in the formation of human beings in view of the market and citizenship.

Keywords: Praxis. Word. Teachers’ training.

Praxis y palabra: diálogo entre Freire y Kosik

RESUMEN

Este estudio tiene como objetivo contribuir a la comprensión de Praxis y Palabra en el campo de la educación y la formación docente, basada en el pensamiento de Paulo Freire y Karel Kosik. Sobre la base de la Pedagogía del oprimido, se destacan las contribuciones de Freire pertinentes a la praxis, estableciendo un diálogo con el trabajo Dialéctica del Concreto de Kosik, que influyó tanto en Freire en este concepto. Se considera que el educador necesita, por la naturaleza de su trabajo, experimentar una formación de índole científica, artística, ética, estética y técnica, por lo tanto, actividades de teoría y práctica. Al final, presentamos consideraciones indicativas sobre la articulación de la praxis con la formación de docentes y la producción de conocimiento comprometido en la formación integral de los seres humanos en vista del mercado y de la ciudadanía.

Palabras clave: Praxis. Palabra. Formación de profesores.

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Biografia do Autor

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Líder do PALAVRAÇÃO - Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freiriana.

Jean Marcos Pereira, Rede Estadual de Santa Catarina - SC

Graduado em Letras Português e Inglês. Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa ACT na Rede Estadual de Santa Catarina. Representante Sindical SINTE. 

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

DICKMANN, Ivo; PEREIRA, Jean Marcos.
Práxis e palavra: diálogo entre Freire e Kosik
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 1, p. p.39–55, 29 Mar 2020 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/13597. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos