Análise da produção do conhecimento sobre a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p56-81Palavras-chave:
Prática docente, Pesquisa acadêmica, Trabalho docenteResumo
Com base na abordagem dialética, apresentam-se resultados parciais de pesquisa desenvolvida em Rede, sobre a produção acadêmica da temática “professores”. No percurso metodológico construído, a temática “professores” tem sido pesquisada a partir de três eixos: formação, profissionalização e trabalho docente. Neste artigo, opta-se pela discussão sobre o tema trabalho docente, nas produções acadêmicas, a partir dos posicionamentos ontológico, epistemológico, gnosiológico que são sustentados nos trabalhos. O artigo analisa como diferentes projetos de formação de professores inseridos no contexto de confrontos ideológicos atuais, discutem sobre a prática docente, seja em defesa de processos formativos de caráter hegemônicos ou de caráter contra hegemônicos. Conclui-se pela importância de precisar a fundamentação da concepção de prática docente, a fim de que, por meio da prática assumida como trabalho, os professores colaborem com projetos históricos de transformações políticas, sociais e culturais, conforme almejam os envolvidos com a formação e a profissionalização docente.
Palavras-chave: Prática docente. Pesquisa acadêmica. Trabalho docente.
Analysis of knowledge production about teaching practice
ABSTRACT
Based on the dialectical approach, partial results of research developed in the Network on the academic production of the theme teachers are presented. In the methodological path built, the theme of teachers has been researched from three axes: training, professionalization and teaching work. In this article, we opted for the discussion on the theme of teaching work, in academic productions, based on the ontological, epistemological, gnosiological positions that are sustained in the works. The article analyzes how different teacher training projects inserted in the context of current ideological confrontations, discusses teaching practice, whether in defense of hegemonic or counter-hegemonic training processes. It concludes by the importance of specifying the basis for the concept of teaching practice, so that, through the practice assumed as work, teachers collaborate with historical projects of political, social and cultural transformations, as those who work with training aspire. and teacher professionalization.
Keywords: Teaching practice. Academic research. Teaching work.
Análisis de la producción de conocimientos sobre la práctica docente
RESUMEN
Basado en el enfoque dialéctico, se presentan resultados parciales de la investigación desarrollada en la Red sobre la producción académica del tema profesores. En el camino metodológico construido, el tema de los docentes ha sido investigado desde tres ejes: formación, profesionalización y trabajo docente. En este artículo, optamos por la discusión sobre el tema del trabajo docente, en producciones académicas, basadas en las posiciones ontológicas, epistemológicas y gnosiológicas que se sostienen en los trabajos. El artículo analiza cómo diferentes proyectos de formación de maestros insertados en el contexto de confrontaciones ideológicas actuales, discuten la práctica docente, ya sea en defensa de los procesos de capacitación hegemónica o contrahegemónica. Concluye por la importancia de especificar la base del concepto de práctica docente, de modo que, a través de la práctica asumida como trabajo, los docentes colaboren con proyectos históricos de transformaciones políticas, sociales y culturales, como aspiran aquellos que trabajan con formación. y profesionalización docente.
Palabras clave: Práctica docente. Investigación académica. Trabajo docente.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.