Produção de Vida e Processos de Criação no Trabalho Docente

Autores

  • Daniele Amaral de Sá

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p183-201

Palavras-chave:

Produção de subjetividade, Trabalho docente. Processos de criação no trabalho docente. Saúde

Resumo

Este artigo busca analisar a relação entre o processo de adoecimento docente e o modelo político-econômico atual, evidenciando as capturas e rupturas frente à realidade desafiadora do trabalho no espaço escolar. É visto que os professores veem-se muitas vezes paralisados e enfraquecidos frente às heterodeterminações do trabalho, o que produz adoecimento e limita as possibilidades de mudança num movimento de naturalização da realidade. Neste sentido, a gestão do trabalho e seus atravessamentos são colocados em análise, especialmente as práticas de culpabilização e individualização das problemáticas vivenciadas na escola. A partir da apresentação destas contradições são discutidas as possibilidades da invenção de caminhos que potencializem a produção de saúde do trabalhador por meio dos processos de criação e o aumento do poder de agir. Como base para esta discussão buscou-se como interlocutores os estudos de Clot (2006) e Schwartz (2004), tendo como suporte teórico-metodológico as contribuições da Clínica da Atividade.

Palavras-chave: Produção de subjetividade. Trabalho docente. Processos de criação no trabalho docente. Saúde.

Life Production and Creation Processes in the Teachers Work

ABSTRACT

This paper intends to analyze the relation between the process of teachers illness and the existing economic politics model, highlighting the captures and split front the challenging reality of work into the educational space. It is seen that the teachers notice themselves many times paralysed and weakened in the face of job heterodeterminations, producing illness and limiting the changes possibilities in a movement of reality naturalization. In this direction the work management and its crossing are put in analyses, especially the guilt and individualization practice of the issues experienced in the school. From the presentation of this contradictions, we discuss the possibilities of invent ways which enhance the production of worker health through the creation process and the raise of acting power. As base for this discussion was it was used as interlocutors the researches of Clot (2006) and Schwartz (2004), having as a methodological and theoretical support the Clinical Activity contributions.

Keywords: Subjectivity production. Teachers work. Creation processes in teachers Work. Health.

Producción de Vida y Procesos de Creación en el Trabajo Docente

RESUMEN

Este artículo busca analizar la relación entre el proceso de enfermedad docente y el modelo político económico actual, evidenciando las capturas y rupturas frente a la realidad desafiante del trabajo en el espacio escolar. Es visto que los profesores se ven muchas veces paralizados y debilitados frente a las heterodeterminaciones del trabajo, produciendo enfermedad y limitando las posibilidades de cambio en un movimiento de naturalización de la realidad. En este sentido la gestión del trabajo y sus atravesamientos se ponen en análisis, especialmente las prácticas de culpabilización e individualización de las problemáticas vivenciadas en la escuela. A partir de la presentación de estas contradicciones se discuten las posibilidades de la invención de caminos que potencien la producción de salud del trabajador por medio de los procesos de creación y el aumento del poder de actuar. Como base para esta discusión se buscó como interlocutores los estudios de Clot (2006) y Schwartz (2004), teniendo como soporte teórico y metodológico los aportes de la Actividad Clínica.

Palabras clave: Producción de subjetividad. Trabajo docente. Procesos de creación en el trabajo docente. Salud.

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Biografia do Autor

Daniele Amaral de Sá

Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo. Psicóloga.

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

SÁ, Daniele Amaral de.
Produção de Vida e Processos de Criação no Trabalho Docente
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 1, p. p.183–201, 29 Mar 2020 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/13605. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos