Influência da cultura local no processo de ensino e aprendizagem da comunidade quilombola Salinas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p245-264Palavras-chave:
Educação quilombola, Cultura, EnsinoResumo
O principal aporte desta pesquisa é mostrar alguns fatores que podem levar a comunidade quilombola a lutar por seus direitos. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa exploratória com o coordenador da comunidade para saber a opinião de cada um sobre o que levou a comunidade se tornar quilombola. Além destes procedimentos realizou-se pesquisa também bibliográfica para fundamentar o trabalho observado a visão de diferentes autores. Estudos que abordam sobre a comunidade quilombola de Salinas através de seus movimentos sociais, sua luta pelo reconhecimento de seus valores e contra toda e qualquer forma de racismo na construção de uma nação justa e igualitária, para todos que nela vivem sem preconceito.
Palavras-chave: Educação quilombola. Cultura. Ensino.
Influence of local culture on the teaching and learning process of the quilombola community Salinas
ABSTRACT
The main contribution of this research is to show some factors that can lead the quilombola community to fight for their rights. For this purpose, an exploratory survey was carried out with the community coordinator to find out what each one thought about what led the community to become quilombola. In addition to these procedures, a bibliographical research was also carried out to substantiate the work observed in the view of different authors. Studies that address the quilombola community of Salinas through their social movements, their struggle for the recognition of their values and against any and all forms of racism in the construction of a just and egalitarian nation, for all who live there without prejudice.
Keywords: Quilombola education. Culture. Teaching.
Influencia de la cultura local en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la comunidad de quilombola Salinas
RESUMEN
La principal contribución de esta investigación es mostrar algunos factores que pueden llevar a la comunidad quilombola a luchar por sus derechos. Para este propósito, se realizó una encuesta exploratoria con el coordinador de la comunidad para averiguar qué pensaba cada uno sobre lo que llevó a la comunidad a convertirse en quilombola. Además de estos procedimientos, también se llevó a cabo una investigación bibliográfica para corroborar el trabajo observado a juicio de diferentes autores. Estudios que abordan la comunidad quilombola de Salinas a través de sus movimientos sociales, su lucha por el reconocimiento de sus valores y contra cualquier forma de racismo en la construcción de una nación justa e igualitaria, para todos los que viven allí sin prejuicios.
Palabras clave: Educación. Quilombola. Cultura docencia.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.