Ocupação da Escola: uma categoria em construção
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p17-37Palavras-chave:
Ocupação da Escola. Formação Humana. Auto-GestãoResumo
A Ocupação da Escola, uma prática que ocorre em atividades educacionais formais e não formais, evidenciada historicamente pela luta por escola por parte das camadas populares, com notoriedade na ação do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O presente texto, objetiva demonstrar como essa prática de ocupação da escola, configura-se como uma categoria de análise do campo educacional em sua totalidade. Desse modo, busca-se responder se há elementos epistêmicos presentes na referida prática social, que sustentem a condição de categoria para a análise de fenômenos educacionais. As considerações presentes no artigo fazem parte de uma pesquisa mais ampla, que se constituiu de estudos bibliográficos e documentais, sobre os movimentos e as escolas envolvidas. Houve também campo empírico, duas escolas localizadas em assentamentos rurais, um na esfera estadual e outra municipal. No trato com as escolas, houve utilização de pesquisa participante e caderno de campo como parte da metodologia. Os resultados são expostos a partir das dimensões política, coletiva, sociocultural e pedagógica da ocupação da escola. Constata-se, que a ocupação da escola contém elementos que a sustentam enquanto uma pedagogia, uma categoria de análise da prática educativa, tanto do movimento social, quanto, em termos potenciais, no sistema educacional público brasileiro.
Palavras-chave: Ocupação da Escola. Formação Humana. Auto-Gestão.
School Occupation: a category under construction
Abstract
The school occupation, a practice which occurs in educational activities formal and non-formal, evidenced historically by the fight for school by working classes, with notoriety in the MST action - Landless Workers' Movement This text aims to demonstrate how this practice of occupying the school is configured as a category of analysis of the educational field in its entirety. In this way, we seek to answer whether there are epistemic elements present in the referred social practice, which support the condition of category for the analysis of educational phenomena. The considerations present in the article are part of a broader research, which consisted of bibliographic and documentary studies, on the movements and schools involved. There was also an empirical field, two schools located in rural settlements, one at the state and one at the municipal level. In dealing with schools, participatory research and field notebooks were used as part of the methodology. The results are exposed from the political, collective, socio-cultural and pedagogical dimensions of the school's occupation. It is noted that the school occupation contains elements that support them as pedagogy, a category of analysis of educational practice, both as a social movement, as, in potential terms, the Brazilian public school system.
Keywords: School Occupation. Integral Human Formation. Self-Management.
Ocupación de la Escuela: una categoría en construcción
Resumen
La ocupación de la escuela, una práctica que ocurre en actividades educativas formales y no formales, evidenciada históricamente por la lucha por la escuela por parte del estratos populares, con notoriedad en la acción del MST - Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra. Este texto tiene como objetivo demostrar cómo esta práctica de ocupar la escuela, establece como una categoría de análisis del campo educativo en su totalidad. Así, se busca responder si existen elementos epistémicos presentes en la práctica social referida, que apoyan la condición de categoría para el análisis de los fenómenos educativos. Las consideraciones presentes en el artículo son parte de una investigación más amplia, que consistió en estudios bibliográficos y documentales, sobre los movimientos y escuelas involucradas. También había un campo empírico, dos escuelas ubicadas en asentamientos rurales, una a nivel estatal y otra a nivel municipal. Al tratar con las escuelas, se utilizaron la investigación participativa y los cuadernos de campo como parte de la metodologia. Los resultados se exponen a partir de las dimensiones políticas, colectivas, socioculturales y pedagógicas de la ocupación escolar. Certifica-se que la ocupación de la escuela contiene elementos que la apoyan como pedagogía, una categoría de análisis de la práctica educativa, tanto como movimiento social como, en términos potenciales, en el sistema educativo público brasileño.
Palabras clave: Ocupación de la Escuela. Formación Humana. AutogestiónDownloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.