v.14, n.2, maio/ago. 2021

					Visualizar v.14, n.2, maio/ago. 2021
Publicado: 2021-07-08

Editorial

Artigos

  • Ocupação da Escola: uma categoria em construção

    Fernando José Martins
    p.17-37
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p17-37
  • Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19

    Sidney Lopes Sanchez Júnior, Karina Jácob Monteiro, Silvia Gusmão Brandilla Calazans
    p.38-61
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p38-61
  • WhatsApp como ambiente de interação social e aprendizagens durante o ensino remoto emergencial

    Lia Cristiane Lima Hallwass, Valdirene Hessler Bredow
    p.62-83
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p62-83
  • A educação básica na Venezuela pós-Chavéz: acesso e permanência no contexto da chamada “guerra econômica” (2014-2018)

    Francis Mary Guimarães Nogueira, Bruna da Silva Alves
    p.84-106
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p84-106
  • (Re) Pensar a formação de Professores pelo caminho da cooperação

    Jose Wnilson Figueiredo, Adriana Salete Loss, Daniela Ghisleni Figueiredo
    p.107-130
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p107-130
  • Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia

    Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura, Maria da Glória Carvalho Moura
    p.131-158
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p131-158
  • As políticas públicas educacionais para as pessoas em situação de privação de liberdade no estado do Amapá

    Josiane Pantoja Ferreira
    p.159-186
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p159-186
  • Os investimentos na educação infantil municipal de Teófilo Otoni no período 2014/2017: uma análise no Vale do Mucuri – MG

    Thayse Ramos Cardoso Pinto, Simão Pereira da Silva
    p.187-216
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p187-216
  • Potencialidades do uso de tirinhas na pedagogia de projetos: educação geográfica em questão

    Fabrício Oliveira da Silva, Rodrigo Pereira Ribeiro
    p.217-238
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p217-238
  • O debate das questões de gênero na educação: uma análise da política educacional brasileira

    José Mauro de Oliveira Braz, Fernanda Santos Curcio, Lobelia da Silva Faceira
    p.239-266
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p239-266
  • Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão

    Glaucia Sousa Moreno, Mileny Alves Bezerra
    p.267-293
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p267-293
  • Pode a academia formar professores? Uma experiência de formação de professores de educação física na universidade

    Deise de Jesus Soares Nunes, Maria Amélia da Costa Lopes, Maria Amélia Pina Tomás Veiga
    p.294-317
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p294-317
  • O saber de comunidades tradicionais acerca do uso e preservação de sementes crioulas

    Verônica Klepka, Marcos Sales Ferreira Ferreira, Rodrigo dos Santos Crepalde
    p.318-347
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p318-347
  • Alfabetizar ou não as crianças de seis anos? Uma análise dos discursos especializados no contexto da ampliação do ensino fundamental

    Andressa Caroline Francisco Leme, Ana Laura Godinho Lima
    p.348-375
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p348-374
  • Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha: da construção física à constituição de um mito de excelência (1957-1967)

    Deise Margô Müller, Luciane Sgarbi S. Grazziotin
    p.375-397
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p375-397
  • Por uma educação minimamente inclusiva: o uso do nome social para travestis e transexuais nas escolas do estado de São Paulo

    Tassio Acosta, Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho
    p.398-424
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p398-424
  • A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG

    Aline Choucair Vaz, Amanda Tolomelli Brescia
    p.425-451
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p425-451
  • O Professor e a docência no ensino superior: aspectos da formação e da profissão

    Neide Pena, Flaviana Néias Bueno
    p.452-479
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p452-479
  • A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife

    Joyce Danielly Pedrosa da Silva, Ana Lúcia Felix dos Santos
    p.480-505
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p480-505
  • Do racismo na escola a uma escola contra o racismo: reflexões a respeito do cenário brasileiro

    Victor André Pinheiro Cantuário, Márcia Ferreira da Silva Alves
    p.506-534
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p506-534
  • O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda

    Maria Audenôra das Neves Silva Martins, Tereza Cristina Diniz de Abreu
    p.535-557
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p535-557
  • Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019

    Valdirene Eliane Bailon Souza, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Maria de Lourdes Mattos Barreto
    p.558-578
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p558-578