O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p535-557

Palavras-chave:

Lúdico. Formação de professores. Educação Infantil. Cantigas de roda

Resumo

A importância da inclusão do lúdico e suas potencialidades para a construção da aprendizagem no contexto da Educação Infantil sempre desperta olhares e instiga diálogos e reflexões intensas entre educadores e suas práticas. Com vistas a tecer e ampliar o debate, o presente artigo é uma revisão bibliográfica e tem como objetivos pontuar a importância do lúdico na formação de professores; destacar a relevância do brincar para a criança na formação de professores de Educação Infantil e realçar a ludicidade das cantigas de roda como um instrumento capaz de construir saberes no processo do ensino e da aprendizagem. A metodologia realizada foi uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e abordagem histórico-cultural, através de textos, artigos, dissertações, livros e documentos. Os aportes teóricos, como os de Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997; 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (2007), Vygotsky (1991, 2000), dentre outros teóricos, vêm fundamentar as nossas argumentações de que o professor precisa complementar sua formação técnica e pedagógica, com a formação lúdica como elemento estruturante do processo de ensinar e desencadeadores de aprendizagens significativas. A ludicidade se faz necessário porque a Educação Infantil precisa ser um espaço prazeroso, a infância é por excelência o momento da brincadeira e as cantigas de roda proporcionam alegria, prazer para as crianças e para os professores e que necessitam ter o seu espaço reservado e preservado na infância e na escola.

Palavras-chave: Lúdico, Formação de professores, Educação Infantil, Cantigas de roda.

The ludician in the training of children's education teachers: weaving dialogues, learning from the wheel singer

ABSTRACT

The importance of including playfulness and its potential for the construction of learning in the context of Early Childhood Education, always arouses glances and instigates intense dialogues and reflections, between educators and their practices. In order to weave and expand the debate, this article is a bibliographic review and aims to highlight the importance of playfulness in teacher education; to highlight the relevance of playing for the child in the formation of Early Childhood Education teachers and to highlight the playfulness of the cantigas de roda as an instrument capable of building knowledge in the teaching and learning process. The methodology used was a bibliographic, qualitative and historical-cultural approach, through texts, articles, dissertations, books and documents. Theoretical contributions, such as those by Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997; 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (1997), Vygotsky (1991, 2000), among other theorists, supports our arguments that the teacher needs to complement his technical and pedagogical training, with playful training as a structuring element of the teaching process and triggers of significant learning. Playfulness is necessary because Early Childhood Education needs to be a pleasurable space, childhood is the moment of play par excellence and the singing songs provide joy, pleasure for children and teachers and they need to have their space reserved and preserved in childhood and at school.

Keywords: Playful, Teacher Training, Early Childhood Education, Cantigas de roda.

El ludician en la formación de profesores de educación infantil: diálogos de techo, aprendiendo de las cantigas de roda

RESUMEN

La importancia de incluir el juego y su potencial para la construcción del aprendizaje en el contexto de la Educación de la Primera Infancia, siempre despierta miradas e instiga intensos diálogos y reflexiones, entre los educadores y sus prácticas. Con el fin de tejer y expandir el debate, este artículo es una revisión bibliográfica y tiene como objetivo resaltar la importancia del juego en la formación docente; resaltar la relevancia de jugar para los niños en la formación de maestros de Educación Infantil y resaltar la alegría de las cantigas de roda como un instrumento capaz de construir conocimiento en el proceso de enseñanza y aprendizaje. La metodología utilizada fue un enfoque bibliográfico, cualitativo e histórico-cultural, a través de textos, artículos, disertaciones, libros y documentos. Contribuciones teóricas, como las de Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997, 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (1997), Vygotsky (1991, 2000), entre otros teóricos, respalda nuestros argumentos de que el maestro necesita complementar su formación técnica y pedagógica, con la formación lúdica como elemento estructurante del proceso de enseñanza y desencadenantes del aprendizaje significativo. La diversión es necesaria porque la Educación de la Primera Infancia debe ser un espacio placentero, la infancia es el momento de jugar por excelencia y las canciones para cantar brindan alegría, placer a los niños y a los maestros, y necesitan tener su espacio reservado y preservado en la infancia y en la escuela.

Palabras clave: Juguetón, Capacitación docente, Educación de la primera infancia, Cantigas de roda

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Biografia do Autor

Maria Audenôra das Neves Silva Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora, pesquisadora e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em ensino da UERN - PPGE. 

Tereza Cristina Diniz de Abreu

Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), campus de Pau dos Ferros . 

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

MARTINS, Maria Audenôra das Neves Silva; ABREU, Tereza Cristina Diniz de.
O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 2, p. p.535–557, 8 Jul 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17242. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos