Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p131-158

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino-aprendizagem. Teorias Críticas

Resumo

A aprendizagem se realiza quando o ser humano estabelece processos dialéticos de desconstrução, construção, reconstrução de valores e de sua identidade, no desafiador processo de produção de conhecimento em sua trajetória histórica de vida. Este texto objetiva refletir as teorias críticas da educação que estão implícitas nos princípios da Andragogia, teoria que estuda a aprendizagem das pessoas jovens e adultas, estabelecendo relações com estilos de aprendizagem e estratégias utilizadas na percepção e organização das informações. Utiliza o método (auto) biográfico para recolha dos dados, o estudo de caso para sua organização e a técnica de análise de discurso para interpretação das informações produzidas. Assim, acredita-se que a Andragogia pensa o ensino na perspectiva da aprendizagem do educando jovem e adulto, o que evidencia interesses teóricos que, embora em alguns momentos pareçam distintos, ambos defendem a realidade em que precisam se ancorar para o reconhecimento da aprendizagem como processo singular e complexo, imbricada a sua condição material de existência, que possibilita a emancipação do aprendiz, ou seja, a educação para a vida.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino-aprendizagem. Teorias Críticas

Reflections on teaching young and adult learners: dialogue among critical theories and andragogy

ABSTRACT

Learning takes place when human beings establish dialectical processes of deconstruction, construction, and reconstruction of values and their identity, in the challenging process of producing knowledge in their life trajectory. This study aims to reflect on the critical theories of education that are implicit in the principles of Andragogy, a theory that studies the learning process of young people and adults, establishing relations with learning styles and strategies used in the perception and organization of information. It uses the (auto) biographical method for data collection, the case study for its organization and discourse analysis to interpret the information produced. Thus, it is believed that Andragogy considers teaching from the perspective of young and adult learners, which highlights theoretical interests that, although at times seem different, both defend the reality in which they need to rely on so as to recognize learning as a singular and complex process, interconnected to its material condition of existence, which allows for the emancipation of the learner, that is, education for life.

Keywords: Learning. Teaching-learning. Critical Theories

Reflexiones sobre el aprendizaje personas jóvenes y adultos: diálogo entre las teorías críticas y la andragogía

RESUMEN

El aprendizaje se da cuando el ser humano establece procesos dialécticos de desconstrucción, construcción y reconstrucción de valores y su identidad, en el desafiante proceso de producción de conocimiento en su trayectoria histórica de vida. Este texto tiene como objetivo reflejar las teorías críticas de la educación que están implícitas en los principios de la Andragogía, teoría que estudia el aprendizajede personas jóvenes y adultas, estableciendo relaciones con los estilos de aprendizaje y las estrategias utilizadas en la percepción y organización de las informaciones. Utiliza el método (auto) biográfico para la recolección de datos, el estudio de caso para su organización y la técnica del análisis del discurso para la interpretación de las informaciones producidas. Así, se cree que la Andragogía piensa en la enseñanza desde la perspectiva de aprendizaje del educando jovén y adulto, lo que pone de relieve intereses teóricos que aunque en ocasiones parecen diferentes, ambos defienden la realidad en la que necesitan anclarse para el reconocimiento del aprendizaje como proceso singular y complejo, imbricado a su condición material de existencia, que permite la emancipación del aprendiz, es decir, la educación para la vida.  

Palabras clave: Aprendizaje. Enseñanza-aprendizaje. Teorías Críticas

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Biografia do Autor

Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura, Rede Estadual de Educação do Estado do Piauí

Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Professora da Universidade Estadual do Piauí. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Educação do Estado do Piauí. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação – NIPPC.

Maria da Glória Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Piauí. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI/CCE/DMTE/PPGEd).  Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação – NIPPC, o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e o Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd/UFPI.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

MOURA, Marcoelis Pessoa de Carvalho; MOURA, Maria da Glória Carvalho.
Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 2, p. p.131–158, 8 Jul 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17215. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos