Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p38-61Palavras-chave:
Desigualdades Sociais. Pandemia da COVID-19. Educação Remota Emergencial.Resumo
Este estudo tem como objetivo problematizar a questão da educação escolar remota emergencial em tempos da pandemia da Covid-19, ao eleger como foco de estudo duas escolas situadas em uma cidade do interior de São Paulo, sendo uma localizada na região central (EC) e outra em um bairro periférico (EB). Assim, assume uma abordagem qualitativa, ao analisar de forma descritiva e comparativa os dados coletados por meio de um questionário online que foi respondido por 23 professores que atuam na rede municipal de ensino. Os dados revelam fatores que podem influenciar de forma negativa e positiva no desenvolvimento das atividades remotas, dentre os quais destacam-se a falta de organização da rotina escola, a baixa renda familiar, a formação acadêmica dos pais e a falta de acesso à internet e a equipamentos tecnológicos, o que aprofunda ainda mais o abismo das diferenças e desigualdades sociais e educacionais.
Palavras-chave: Desigualdades Sociais. Pandemia da COVID-19. Educação Remota Emergencial.
One city, two schools: a look at social inequalities in times of Covid-19 pandemic
ABSTRACT
This study aims to problematize the issue of Emergencial Remote School Education in times of the Covid-19 pandemic, by choosing as the focus of study two schools located in the countryside of São Paulo state, one school is located in the central region of the city (EC) and the other one is located in a peripheral region (EB). Thus, it takes a qualitative approach, when analyzing, in a descriptive and comparative method, the data collected through an online questionnaire that was answered by 23 teachers who work in the municipal school system. The data reveal factors that can negatively and positively influence the lack of development of remote activities, among which the organization of the school routine stands out, and also the low family income, the academic education of parents, and the difficult access to the internet and technological equipment, data that further deepen the abyss of social and educational differences and inequalities.
Keywords: Social Inequalities. COVID-19 Pandemic. Emergency Remote Education.
Una ciudad, dos escuelas: una mirada a las desigualdades sociales en tiempos de pandemia de Covid-19
RESUMEN
Este estudio tiene como objetivo problematizar el tema de la educación escolar remota emergencial en tiempos de la pandemia de Covid-19, eligiendo como foco de estudio dos escuelas ubicadas en una ciudad en el interior de São Paulo, una ubicada en la región central (CE) y otra en un barrio periférico (EB). Por lo tanto, adopta un enfoque cualitativo al analizar de manera descriptiva y comparativa los datos recopilados a través de un cuestionario en línea que fue respondido por 23 maestros que trabajan en el sistema escolar municipal. Los datos revelan factores que pueden influir de manera negativa y positiva en el desarrollo de actividades remotas, entre los cuales la falta de organización de la rutina escolar, los bajos ingresos familiares, la educación académica de los padres y la falta de acceso a Internet y equipamiento tecnológico, que profundiza aún más el abismo de las diferencias y desigualdades sociales y educativas.
Palabras clave: Desigualdades Sociales. Pandemia de COVID-19. Educación Remota Emergencial.
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