Alfabetizar ou não as crianças de seis anos? Uma análise dos discursos especializados no contexto da ampliação do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p348-374Palavras-chave:
Alfabetização. Educação Infantil. Desenvolvimento InfantilResumo
O artigo caracteriza os discursos especializados sobre o momento mais adequado para o início da alfabetização das crianças, no contexto da ampliação do ensino fundamental para nove anos, a partir da promulgação da Lei no 11.274 em 6 de fevereiro de 2006. A análise inspira-se na perspectiva teórico-metodológica de análise do discurso de Michel Foucault e incide sobre artigos acadêmicos, documentos oficiais e textos publicados em revistas de divulgação destinadas a professores no período compreendido entre a década de 1990 e a de 2010. A partir do exame das fontes foi possível caracterizar os discursos considerados como sendo pertencentes a uma mesma formação discursiva. Seus enunciados nucleares dizem respeito à necessidade de se respeitar as características das crianças na transição da educação infantil ao ensino fundamental, ao mesmo tempo em que se busca favorecer o seu aprendizado da leitura e da escrita, preferencialmente de maneira lúdica e a partir do seu interesse espontâneo.
Palavras-chave: Alfabetização. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil.
Literate or not six-year-old children? An analysis of specialized discourses in the context of the expansion of elementary education
ABSTRACT
The article characterizes the specialized discourses about the most appropriate moment for the beginning of children's literacy, in the context of the expansion of basic education to nine years, after the enactment of Law 11,274 on February 6, 2006. The analysis is inspired by the theoretical-methodological perspective of Michel Foucault's discourse analysis, and focuses on academic articles, official documents and texts published in magazines aimed at teachers in the period between the 1990s and the 2010s. Based on the examination of the sources, it was possible to characterize the discourses considered as belonging to the same discursive formation. Its core statements refer to the need to respect the characteristics of children in the transition from early childhood education to elementary education, while seeking to promote their learning of reading and writing, preferably in a playful way and based on their spontaneous interest.
Keywords: Literacy. Childhood Education. Child Development.
¿Alfabetizar o no los niños de seis anõs? Un análisis de los discursos especializados en el contexto de la ampliación de la educación primaria
RESUMEN
El artículo caracteriza los discursos especializados acerca del momento más adecuado para el inicio de la alfabetización de los niños, en el contexto de la ampliación de la enseñanza básica para nueve años, desde la promulgación de la Ley 11.274 en el 6 de febrero de 2006. El análisis se inspira en la perspectiva teórica-metodológica del análisis del discurso de Michel Foucault y a él están sometidos los artículos académicos, documentos oficiales y textos publicados en revistas de divulgación destinadas a profesores en el período entre las décadas de 1990 y 2010. A partir del examen de las fuentes fue posible caracterizar los discursos considerados como pertenecientes a una misma formación discursiva. Sus enunciados nucleares se refieren a la necesidad de respectarse las características de los niños en la transición de la educación infantil a la enseñanza básica, al mismo tiempo en el que se busca favorecer su aprendizaje de la lectura y de la escrita, preferentemente de manera lúdica y desde su interés espontáneo.
Palabras-clave: Alfabetización. Educación Infantil. Desarrollo Infantil.
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