Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p267-293

Palavras-chave:

Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a experiência da Jornada de Alfabetização do Maranhão – Sim, eu posso! e Círculos de Cultura. Além disso, busca recuperar as ações do programa que visam a processos emancipatórios, para além do ensino da leitura e escrita para jovens e adultos. Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos à pesquisa bibliográfica com referencial freireano, Freire (2000 e 2002), documental e à pesquisa participante, enquanto membro da brigada de alfabetização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsável pela condução da Jornada de Alfabetização. Pretende-se, assim, que o trabalho possa contribuir com as reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a educação popular, como importantes instrumentos de emancipação dos sujeitos.

Palavras-chave: Jornada de Alfabetização no Maranhão. Educação e Emancipação. Educação de Jovens e Adultos.

Youth and adult literacy day in the state of Maranhão

ABSTRACT

This article aims to analyze the experience of Maranhão Literacy Day - Yes, I can! and Culture Circles. In addition, it seeks to recover the actions of the program aimed at emancipatory processes, in addition to teaching reading and writing to young people and adults. For the development of the work, we used bibliographic research with Freire's reference, Freire (2000 and 2002), documentary and participatory research, as a member of the literacy brigade of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) responsible for conducting the Jornada de Literacy. It is intended, therefore, that the work can contribute to the reflections on the education of young people and adults and popular education, as important instruments for the emancipation of the subjects.

Keywords: Literacy Day in Maranhão. Education and Emancipation. Youth and Adult Education.

Día de alfabetización de jóvenes y adultos en el estado de Maranhão

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo analizar la experiencia del Día de la Alfabetización de Maranhão - ¡Sí, puedo! y círculos culturales. Además, se busca recuperar las acciones del programa orientadas a los procesos emancipadores, además de la enseñanza de la lectura y la escritura a jóvenes y adultos. Para el desarrollo del trabajo se utilizó la investigación bibliográfica con referencia de Freire, Freire (2000 y 2002), investigación documental y participativa, como miembro de la brigada de alfabetización del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) encargada de realizar la Jornada de Literatura. Se pretende, por tanto, que el trabajo pueda contribuir a las reflexiones sobre la educación de jóvenes y adultos y la educación popular, como importantes instrumentos para la emancipación de los sujetos.

Palabras clave: Día de la Alfabetización en Maranhão. Educación y Emancipación. Educación de jóvenes y adultos

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Biografia do Autor

Glaucia Sousa Moreno, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da Universidade Federal do Pará/Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Amazônia Oriental/EMBRAPA.  Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora no Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). 

Mileny Alves Bezerra

Licenciada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

MORENO, Glaucia Sousa; BEZERRA, Mileny Alves.
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 2, p. p.267–293, 8 Jul 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17220. Acesso em: 14 nov 2024.

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