A educação básica na Venezuela pós-Chavéz: acesso e permanência no contexto da chamada “guerra econômica” (2014-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p84-106

Palavras-chave:

Educação básica. Acesso e permanência. “Guerra econômica” na Venezuela.

Resumo

A morte de Chávez, em 2013, impactou na continuidade e manutenção do projeto societário bolivariano. Prenunciou-se, desde então, um novo contexto político-econômico, no qual o atual presidente Nicolás Maduro vem enfrentando ataques estratégicos do imperialismo estadunidense. Diante desse cenário, este artigo, de cunho bibliográfico e documental, pretende observar o impacto e os desdobramentos de algumas ações da chamada “guerra econômica” no acesso à educação básica da Venezuela. Para isso, na primeira seção, apresenta-se brevemente a trajetória histórica e legal de implementação e avanço do sistema educativo bolivariano, com recorte para o programa nacional denominado de Misiones Educativas Bolivarianas, que alavancou os índices de acesso à educação durante os governos Chávez. Em seguida, aborda-se, sumariamente, a conjuntura venezuelana no período pós-Chávez, com o intuito de entender como os aspectos qualitativos e quantitativos, referentes ao acesso e permanência na educação básica, foram impactados a partir da penetração e interferência norte-americana na estrutura político-social e econômica venezuelana. Apesar de o governo de Nicolás Maduro ter buscado medidas de enfrentamento aos ataques norte-americanos para atenuar as consequências do embargo econômico, a educação básica já apresenta sinais de que tem sido afetada, vertiginosamente, em um curto período de tempo.

Palavras-chave: Educação básica. Acesso e permanência. “Guerra econômica” na Venezuela.

Elementary education in Venezuela post-Chavez era: access and stay in the context of the so-called “economic war” (2014-2018)

ABSTRACT

Chávez’s death, in 2013, impacted on the continuity and maintenance of the Bolivarian society project.  Since then, a new political-economic context was predicted, in which the current president Nicolás Maduro has been facing strategic attacks from the US imperialism. In the face of this scenario, this article, which is a bibliographic and documentary one, intends to observe the impact and the developments of some actions of the so-called “economic war” in the access to elementary education in Venezuela. In order to that, in the first section, we are going to briefly focus on the legal and historical trajectory of the implementation and the advance of the Bolivarian education system, with emphasis on the national program called Misiones Educativas Bolivarianas, which rose the rates of the access to education during Chávez’s presidency. Next, we are going to approach, succinctly, the Venezuelan context in the post-Chávez era, with the objective of understanding how the qualitative and quantitative aspects, referring to the access and stay in elementary education, were impacted as of the North American entry and interference in the Venezuelan economic and social-political structure. Besides Nicolás Maduro’s presidency searched for confrontation measures to the North American attacks to mitigate the consequences of the economic sanctions, the elementary education already presents signs that has been affected, vertiginously, in a short period of time.

Keywords: Elementary education. Access and stay. “Economic war” in Venezuela.

Educación básica en Venezuela después-Chavéz: acceso y permanencia en el contexto de la llamada "guerra económica" (2014-2018)

RESUMEN

La muerte de Chávez, en 2013, impactó la continuidad y el mantenimiento del proyecto corporativo bolivariano. Desde entonces, se ha anunciado un nuevo contexto político-económico, en el que el actual presidente Nicolás Maduro, ha estado enfrentando ataques estratégicos del imperialismo estadounidense. Por el escenario, este artículo, de naturaleza bibliográfica y documental, pretende observar el impacto y los desarrollos de algunas acciones de la llamada "guerra económica" en el acceso a la educación básica en Venezuela. Con esto propósito, en la primera sección, se presenta brevemente la trayectoria histórica y legal de la implementación y el avance del sistema educativo bolivariano, con un enfoque en el programa nacional llamado Misiones Educativas Bolivarianas, que tuvo apalancados los índices de acceso de la educación durante los gobiernos de Chávez. En seguida, se abordará brevemente la situación venezolana en el período posterior a Chávez, con objetivo de comprender cómo los aspectos cualitativos y cuantitativos, relacionados con el acceso y la permanencia en la educación básica, se vieron afectados por la penetración e interferencia norteamericana en la estructura político-social y económica venezolana. A pesar de que el gobierno de Nicolás Maduro buscó medidas para combatir los ataques norteamericanos para ablandar las consecuencias del embargo económico, la educación básica ya muestra signos de que ha sido afectada, dramáticamente, en un corto período de tiempo.

Palabras clave: Educación básica. Acceso y permanencia. "Guerra económica" en Venezuela.

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Biografia do Autor

Francis Mary Guimarães Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pós-doutora em Educação pela Universidade Central da Venezuela – UCV. Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Cascavel, PR. Membro do Grupo de Pesquisa em Política Social (GPPS/UNIOESTE). 

Bruna da Silva Alves, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Pós-graduanda em Neurociências e Educação Especial e Inclusiva (UCAM, 2021). Pedagoga educacional na Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, Campus de Blumenau. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política Social (GPPS/UNIOESTE). 

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães; ALVES, Bruna da Silva.
A educação básica na Venezuela pós-Chavéz: acesso e permanência no contexto da chamada “guerra econômica” (2014-2018)
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 2, p. p.84–106, 8 Jul 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17129. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos