A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p425-451Palavras-chave:
Festival Universitário. Comunidade. ExtensãoResumo
Este artigo versa sobre o I Festival da Primavera, realizado no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais, em 2019. Os objetivos são avaliar o evento e promover reflexões para aprimorá-lo, pensando em projetos educacionais inovadores que aperfeiçoem o ensino, a extensão e a pesquisa na docência universitária, além da utilização do conceito principal de Moscovici (2003) para analisar as representações sociais dos participantes. A coleta dos dados ocorreu por questionário on-line, enviado a posteriori aos participantes. Os resultados apontam que o evento é um espaço importante para debates, mas ressaltam pontos a serem melhorados em sua realização.
Palavras-chave: Festival Universitário. Comunidade. Extensão.
The university in action: education, formation and outreach in The UEMG Spring Festival
ABSTRACT
This is an article about the UEMG Springtime Festival, which took place in the Minas Gerais State University in 2019. The goals are to evaluate the event and to promote reflections in order to bolster it, by thinking of educational projects that enhance teaching, outreach and research in scholarship, also using Moscovici’s (2003) main concept to analyze the social representation of participants. The data was collected through an online survey. The results show that the event is an important space for debate, although there is room for improvement in its organization.
Keywords: University Festival. Community. Outreach.
La universidad en acción: enseñanza, formación y extensión en el Festival de Primavera UEMG
RESUMEN
Este artículo trata sobre el Festival de Primavera celebrado en la Universidad del Estado de Minas Gerais en 2019. Los objetivos son evaluar el evento y promover reflexiones para mejorarlo, pensando enproyectos educativos innovadores que mejoren la docencia, extensión e investigación en la docencia universitaria, además del uso del concepto principal de Moscovici (2003) para analizar las representaciones sociales de los participantes. La recopilación de datos se produjo mediante cuestionario on-line (en línea). Los resultados indican que el evento es unespacio importante para los debates, pero destacan los puntos a mejorar en su realización.
Palabras clave: Festival Universitario. Comunidad. Extensión.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.