Percepções discentes sobre práticas escolares para a construção do projeto de vida no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.14

Palavras-chave:

ensino médio, projeto de vida, escola pública

Resumo

Com a implementação do Novo Ensino Médio em Santa Catarina, o Projeto de Vida se consolida como unidade curricular embora não seja temática nova na Educação Básica. Neste contexto surge a presente pesquisa, buscando analisar as percepções de estudantes do Ensino Médio em uma escola da rede pública do estado de Santa Catarina, a partir de práticas escolares voltadas a incentivar a construção de seu Projeto de Vida. Para tanto, foram analisados os diários reflexivos de estudantes engajados nas práticas: Estudante Egresso, Visitas em Instituições de Ensino Superior e Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio, que buscam criar estes espaços de construção do Projeto de Vida mesmo antes do Novo Ensino Médio. Relacionando as problemáticas do ensino médio, as proposições legais e as vozes dos sujeitos, encontram-se indicativos de que estas práticas escolares voltadas para a cidadania e o trabalho são essenciais para a construção de Projetos de Vida.

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Biografia do Autor

Camila Grimes, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Doutoranda em Educação (FURB). Professora na Instituição SED/SC.

Flávio Booz, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Graduado em Pedagogia (FACINTER) e Informática (UNIASSELVI).Assistente de Educação na Instituição SED/SC.

Rozane Fermino, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Graduada em Letras – Português e Inglês (CRUZEIRO DO SUL) e Pedagogia (UNIFAEL). Professora na Instituição SED/SC.

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Publicado

2022-11-24

Como Citar

GRIMES, Camila; BOOZ, Flávio; FERMINO, Rozane.
Percepções discentes sobre práticas escolares para a construção do projeto de vida no ensino médio
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20383. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos