O uso pedagógico de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação infantil de escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.24

Palavras-chave:

tecnologias digitais de informação e comunicação, educação infantil, educação pública

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão próximas de pessoas adultas e de crianças, e de diferentes formas nos dias atuais. Por exemplo, em eletrodomésticos e brinquedos. Devido a isso e a outras razões, nos últimos anos, diferentes governos têm incentivado o uso de TDIC nas escolas, desde a Educação Infantil. A partir dessa realidade, essa pesquisa foi organizada com o objetivo de verificar as percepções de gestores/as e professores/as a respeito das TDIC e de seu uso nas práticas pedagógicas da sala de aula de Educação Infantil. Buscou-se responder a seguinte questão-problema: De que forma as TDIC têm sido compreendidas e utilizadas na Educação Infantil em escolas públicas? Para alcançar esses objetivos, fundamentados no método Materialista Histórico-Dialético, foi desenvolvida pesquisa com coleta de dados envolvendo entrevistas e questionários com participantes de quatro escolas municipais de Educação Infantil da cidade de Inhumas, em Goiás. Foi possível inferir que há um reconhecimento quanto à pertinência e o desejo pela integração e uso de TDIC em situações pedagógicas da Educação Infantil, mas sua concretização é insipiente. Em torno de 30% dos participantes da pesquisa inspiram um discurso instrumental e/ou determinista a respeito das TDIC, associando a inovação pedagógica somente a esses usos. Outra parte reconhece tais tecnologias como importante parte cultural, sem ser o determinante de tal inovação. As dificuldades mais citadas para tal integração foram falta de melhorias na infraestrutura tecnológica das escolas, insuficiente formação continuada de professores e pouco comprometimento dos governantes com a contínua manutenção desses eixos na escola.

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Biografia do Autor

Renata Luiza da Costa, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora titular do Instituto Federal de Goiás. Professora no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação, nível mestrado. Membro dos grupos de pesquisa: Kadjot, NETI e NumBers.

Divina Célia Stival Fortunato

Especialista em Docência na Educação Básica e Profissional. Professora do Ensino Básico na Educação Infantil. Pedagoga.

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Publicado

2022-11-24

Como Citar

COSTA, Renata Luiza da; FORTUNATO, Divina Célia Stival.
O uso pedagógico de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação infantil de escolas públicas
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20402. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos