Políticas curriculares da Educação Básica no Brasil
uma reflexão sobre o avanço do neotecnicismo na Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.22Palavras-chave:
pedagogia tecnicista, políticas curriculares, educação básica brasileiraResumo
Este texto é fruto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior da Unoesc no ano de 2022, em parceria com o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior — GIEPES - Unicamp. Nesse sentido, nosso objetivo neste artigo foi o de discutir o neotecnicismo presente nas políticas curriculares da Educação Básica no Brasil, que culminou, mais especificamente, na criação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e do Novo Ensino Médio - NEM. O problema norteador da discussão tem como foco o retorno e a articulação do tecnicismo da década de 70 do século XX às políticas curriculares de educação básica. Este neotecnicismo valoriza os interesses empresariais, cujas reformas provocam a fragmentação do conhecimento em prol do desenvolvimento de competências e habilidades atreladas aos novos parâmetros produtivos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio (NEM). Como resultado, esperamos trazer uma reflexão sobre o contexto histórico educacional brasileiro de 2016 a 2022, tendo como foco a BNCC e o NEM que segundo vários pesquisadores transformam a educação em mercadoria e/ou em business cujo objetivo é somente o lucro (mais-valia), trazido pelo mercado capitalista sob a égide do Estado Neoliberal.
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