v.12, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2019

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Publicado: 2019-09-30

Editorial

Artigos

  • La huelga de profesores en las escuelas normales: los directores, entre la adhesión y la denuncia (Santa Fe, Argentina, 1921)

    Adrián Ascolani
    p.13-37
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p13-37
  • La descentralización educativa en chile: 25 años de transformaciones radicales para la docencia escolar (1990-2015).

    Rodrigo Reyes Aliaga
    p.38-60
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p38-60
  • Precarización de la educación pública y resistencia colectiva en la Argentina gobernada por Cambiemos: los desafíos de un nuevo ciclo neoconservador

    Adriana Migliavacca, Gabriela Vilariño, Matías Remolgao
    p.61-92
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p61-92
  • Plano de carreira enquanto estratégia de resistência para a valorização docente no território de identidade do sudoeste baiano

    Daniela Oliveira Vidal da Silva, Claudio Pinto Nunes
    p.93-113
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p93-113
  • Remuneração docente: efeitos da luta sindical na implantação do piso salarial nacional profissional

    Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Beatriz Hiromi Miura
    p.114-137
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p114-137
  • O direito à aposentadoria como uma dimensão da luta pela valorização dos professores: perfil das redes municipais brasileiras a partir da RAIS.

    Andréa Barbosa Gouveia, Marcos Alexandre dos Santos Ferraz, Marcus Quintanilha da Silva
    p.138-156
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p138-156
  • Trabalhadores docentes sob novas acusações

    Frederico Guilherme Campos de França, Solange Cardoso
    p.157-180
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p157-180
  • A estrutura da violência contra professores: representações sociais de docentes associados aos sindicatos nordestinos

    Michelle Beltrão Soares, Laêda Bezerra Machado
    p.181-199
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p181-199
  • A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial

    Marcio Giusti Trevisol, Maria de Lourdes Pinto de Almeida
    p.200-222
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p200-222
  • O neoliberalismo no Ensino Superior: “sobrevivendo nas ruínas

    André Dioney Fonseca
    p.223-245
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p223-245
  • A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964

    Alex Ricardo Bombarda
    p.246-268
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p246-268
  • A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira

    Fernanda Motta de Paula Resende, Angelo Rodrigo Bianchini, Flávia Motta de Paula Galvão
    p.269-286
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p269-286

Entrevista

  • Entrevista com o Professor António Teodoro

    Andréa Barbosa Gouveia, Marcos Alexandre dos Santos Ferraz, Rosa Serradas Duarte, Aline Chalus Vernick Carissimi
    p.287-297
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p287-297

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