A mulher professora e a sexualidade: representações e práticas no espaço escolar
Palavras-chave:
Mulher professora. Sexualidade. Educação sexual. Prática educativa.Resumo
Estudo sobre a sexualidade e sua influência na prática educativa da mulher professora no espaço escolar. Tem como objetivo analisar as representações de professoras sobre a sexualidade e a educação sexual, destacando-se como os mecanismos de controle social e os discursos de verdade influenciam o trabalho por elas desenvolvido no fazer docente. No plano teórico, utilizam-se: Foucault (1985; 1989; 1993; 1999; 2000; 2006), com suas análises sobre as relações de poder, saber e dispositivos de verdade, com ênfase na sexualidade humana e, especialmente, na da mulher; e Moscovici (2007), com os dois processos que geram as representações sociais (ancoragem e objetivação), apresentando-se como suporte analítico da sexualidade e da educação sexual na escola. Resgatam-se, na História da Sexualidade, os mecanismos de controle social e os dispositivos de verdade sobre a sexualidade, com ênfase na mulher e, na História da Educação, algumas das formas de exclusão e inserção da mulher no ensino formal, ressaltando-se o seu ingresso na escola como aluna e como professora. Evidencia-se sua articulação com a docência, a escola como mecanismo de controle da sexualidade, especialmente a feminina. Realizam-se entrevistas com sujeitos de duas escolas de São Luís (MA), sendo uma da rede pública e outra confessional, da rede privada de ensino: um especialista da educação, uma coordenadora pedagógica e onze professoras. Apresentam-se as escolas, os sujeitos e suas representações acerca da repressão sexual, da educação sexual e da sexualidade, bem como as influências desta última na prática educativa, decorrentes do tratamento dado às questões relacionadas a sexo e sexualidade em sala de aula, de modo particular, e no espaço escolar, de modo geral. Com isso, relaciona-se a sexualidade à prática educativa de professoras, demonstrando-se a ênfase dada à materialidade biológica nas questões da sexualidade e o “desconhecimento” de um saber científico sobre essa temática e sobre a educação sexual. Reconhecem-se a sexualidade como construção social e cultural, buscando-se a reflexão e a sua contribuição como subsídios para o fomento de outros estudos sobre a temática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2014-12-15
Como Citar
SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da.
A mulher professora e a sexualidade: representações e práticas no espaço escolar
. Revista Educação e Emancipação, p. 198, 15 Dez 2014 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3027. Acesso em: 14 nov 2024.Edição
Seção
Resumos de Dissertações
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.