Livro Didático: a construção de uma política educacional e social
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n1p58-79Palavras-chave:
Livro didático. Educação. Política educacional.Resumo
RESUMO
O livro didático é uma ferramenta pedagógica amplamente lida e utilizada no Brasil, embora também descartada e subutilizada, paradoxalmente. Mais do que instrumento pedagógico, é meio difusor de ideologias, de um imaginário social hegemônico, organizador de currículo. Atributos,
não raro, conflitantes. Importa que investigar e deslindar esses pontos torna-se profícuo para evitarmos de banalizarmos questões educacionais, principalmente sob o manto de teorias deterministas. Desse modo, traçamos como objetivo compreender a dinâmica de construção da política para o livro didático no Brasil. Metodologicamente, nos valemos de fontes históricas-documentais para analisar o período de 1938 até 1984, a luz da perspectiva historicista de Gramsci, que contribui para tornar compreensível os meandros da política educacional e social elaborada em torno dos livros didáticos.
Palavras-chave: Livro didático. Educação. Política educacional.
ABSTRACT
The textbook is a widely pedagogical tool read and used in Brazil, but also discarded and underutilized, paradoxically. More than a teaching tool, it is of kind diffuser of ideologies, a hegemonic social imaginary, curriculum organizer. Attributes, often conflicting. It does matter that to investigate and disentangle these points becomes fruitful to avoid to trivialize educational issues, especially under the cloak of determinist theories. Thus, we aimed to understand the policy of building momentum for the textbook in Brazil. Methodologically, we make use of historical-documentary sources to analyze the period 1938 to 1984, the light of the historicist perspective of Gramsci, which helps to make understandable the intricacies of educational and social policy designed around the textbooks.
Keywords: Textbook. Education. Educational policy.
RESUMEN
El libro didáctico es una herramienta pedagógica muy leída y utilizada en Brasil, aunque también descartada y subutilizada, paradójicamente. Más que herramienta pedagógica, es un médio difusor de ideologías, de un imaginario social hegemónico, organizador de plan de estudios. Atributos, no raro, conflictante. Investigar y esclarecer estos puntos se convierte provechoso para evitar banalizar cuestiones educativas, sobre todo bajo el manto de teorías deterministas. Por lo tanto, tenemos como objetivo compreender la dinámica de construcción de la política para el
libro didáctico en Brasil. Metodológicamente, hacemos uso de fuentes históricas documentales para analizar el período 1938 hasta 1984, a la luz de la perspectiva historicista de Gramsci, que contribuye para hacer comprensible los meandros de la política educativa y social diseñada en torno de los libros didácticos.
Palabras clave: Libro Didáctico. Eeducación. Política educativa.
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