Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização

Autores

  • Magalis Bésser Dorneles Schneider Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Norma Lucia Queiroz Secretaria de Educação do Distrito Federal -SEEDF

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n2p103-121

Palavras-chave:

Alfabetização. Ideologia. Processo pedagógico

Resumo

A ideologia é uma categoria indispensável para análise e compreensão do processo educacional nos dias de hoje. Práticas pedagógicas ideológicas podem estar presentes tanto no plano da consciência quanto do falseamento da realidade. A questão é saber: qual a concepção ideológica presente no processo pedagógico da alfabetização? A fim de responder esta questão, realizou-se uma pesquisa etnográfica em duas escolas públicas do Distrito Federal, destacando-se as categorias: concepção pedagógica da escola e concepção pedagógica do professor e o compromisso político, ideológico com o trabalho docente. O objetivo deste artigo é analisar a concepção pedagógica de professores e gestores da alfabetização numa perspectiva ideológica. Verificou-se com a pesquisa que a concepção pedagógica de professores e gestores da alfabetização é compreendida como atingir metas de alfabetização e letramento. A interdisciplinaridade, currículo integrado, mesmo existindo nos documentos e nas falas dos entrevistados, nas observações diretas, não se constatou na prática. A concepção numa perspectiva ideológica está no autoconvencimento que está contribuindo com o processo pedagógico de qualidade, porém torna-se contraditório na manutenção de momentos de treinamento para as avaliações nacionais a fi m de alcançar resultados satisfatórios.

Palavras-chave: Alfabetização. Ideologia. Processo pedagógico

Ideological conception in the pedagogical process of literacy

ABSTRACT

Ideology is a category now indispensable for the analysis and understanding of the educational process. Ideological pedagogical practices may be present in the plan of consciousness and the falsification of reality. The question is: what is the ideological conception present in the pedagogical process of literacy? In order to answer this question an ethnographic research was carried out in two public schools of the Federal District, highlighting the categories: the pedagogical conception of the school and the pedagogical conception of the teacher and the political, ideological commitment with the teaching work. The aim of this article is to analyze the pedagogical conception of teachers and literacy managers in an ideological perspective. It was verified with the research that the pedagogical conception of teachers and managers of literacy is understood as reaching goals of literacy and literacy. The interdisciplinarity, integrated curriculum, even existing in the documents and speeches of the interviewees, in the direct observations, it was not verifi ed in practice. The conception in an ideological perspective is in the selfconviction that is contributing with the pedagogical process of quality, but becomes contradictory in the maintenance of training moments for the national evaluations in order to reach satisfactory results.

Keywords: Literacy. Ideology. Pedagogical process.

Concepcion ideológica en el proceso pedagógico de la alfabetización

RESUMEN

La ideología es una categoría indispensable para análisis y comprensión del proceso educativo en los días de hoy. Prácticas pedagógicas ideológicas pueden estar presentes tanto en el plano de la conciencia cuanto del falseamiento de la realidad. La cuestión es saber: ¿cuál es la concepción ideológica presente en el proceso pedagógico de la alfabetización? Con la finalidad de responder a esta cuestión, se realizó una investigación etnográfica en dos escuelas públicas del Distrito Federal, destacándose las categorías: concepción pedagógica de la escuela y concepción pedagógica del profesor y el compromiso político, ideológico con el trabajo docente. El objetivo de este artículo es analizar la concepción pedagógica de profesores y gestores de la alfabetización en una perspectiva ideológica. Se verifi có con la investigación que la concepción pedagógica de profesores y gestores de la alfabetización es comprendida como alcanzar metas de alfabetización y alfabetismo. La interdisciplinariedad, currículo integrado, mismo existiendo en los documentos y en las palabras de los entrevistados, en las observaciones directas, no se constató en la práctica. La concepción en una perspectiva ideológica está en el autoconvencimiento que está contribuyendo con el proceso pedagógico de calidad, pero se vuelve contradictorio en el mantenimiento de momentos de entrenamiento para las evaluaciones nacionales a fin de alcanzar resultados satisfactorios.

Palabras clave: Alfabetización. Ideología. Proceso Pedagógico.

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Biografia do Autor

Magalis Bésser Dorneles Schneider, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília – UNB. Professora do curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias, Brasil. Pesquisadora do HISTEDBR e da Política de formação de Professores da Universidade Aberta do Brasil – UAB. E-mail: magalisdorneles@gmail.com

Norma Lucia Queiroz, Secretaria de Educação do Distrito Federal -SEEDF

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília – UNB. Professora colaboradora Curso de Licenciatura da Educação do Campo – LEDoC/FUP/UnB. Pedagoga da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília. E-mail:normaluciaqueiroz@gmail.com

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

SCHNEIDER, Magalis Bésser Dorneles; QUEIROZ, Norma Lucia.
Concepção ideológica no processo pedagógico da alfabetização
. Revista Educação e Emancipação, p. p.103–121, 1 Ago 2017 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7389. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos