Homossexuais: entre as conquistas e a força conservadora dos preconceitos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n4especialp32-57Palavras-chave:
Homossexualidade. Homofobia. SexualidadeResumo
O objetivo deste ensaio é demonstrar o estado do conhecimento sobre a inclusão da população LGBT nas sociedades ocidentais, dentre as quais, a brasileira. Recorre-se à literatura nacional e internacional para esta discussão que tem como conceito central a homofobia e como foco estratégico a análise dos movimentos sociais e das políticas a favor dos direitos desse grupo. A busca pelo respeito e pela dignidade homossexual passa pela criação de leis, movimentos e manifestos populares, pois a aceitação do “diferente” é o principal fator para a efetivação de garantias de direitos desse segmento social. A literatura mostra que países da Europa e das Américas têmcaminhado cada vez mais para o reconhecimento da igualdade dedireitos civis para a população LGBT. Mas demonstra, também, as inúmeras diferenças nas conquistas e situações pelo mundo afora. Inclusive, assinala que até hoje persistem perseguições, torturas e mortes que ocorrem ofi cialmente nos regimes políticos autoritários, mas também, nas democracias. A educação tem um papel especialvisando à mudança cultural, cabendo-lhe, mais que ensinar matérias, incentivar a convivência, o diálogo, e os projetos que promovam a riqueza da diversidade humana.
Palavras-chave: Homossexualidade. Homofobia. Sexualidade.
Homosexuals: between the conquests and the conservative force of prejudices
ABSTRACT
The objective of this essay is to demonstrate the state of knowledge about the inclusion of the LGBT population in Western societies, among which, Brazilian. It is used the national and international literature for this discussion that has as central concept homophobia and as strategic focus, the analysis of the social movements and the politics in favor of the rights of this group. The search for respect and homosexual dignity involves the creation of laws, movements and popular manifesto, since the acceptance of the “diff erent” is the main factor for the realization of rights guarantees of this social segment. The literature shows that countries in Europe and the Americas have increasingly moved towards the recognition of equal civil rights for the LGBT population. But, it also demonstrates the innumerable diff erences in achievements and situations around the world. It even points out that persecution, torture and death continue to occur offi cially in the authoritarian political regimes, but also in the democracies. Education has a special role for cultural change, and it is incumbent upon it, rather than teaching subjects, to encourage coexistence, dialogue and projects that promote the richness of human diversity.
Keywords: Homosexuality. Homophobia. Sexuality.
Homosexuales: entre conquistas y la fuerza conservadora de los prejuicios
RESUMEN
El objetivo de este ensayo es demostrar el estado de conocimiento sobre la inclusión de la población LGBT en las sociedades occidentales, entre las cuales, la brasileña. Se recurre a la literatura nacional e internacional para esta discusión que tiene como concepto central la homofobia y como foco estratégico el análisis de los movimientos sociales y de las políticas a favor de los derechos de dicho grupo. La busca por el respeto y por la dignidad homosexual pasa por la creación de leyes, movimientos y manifi estos populares, pues la aceptación del “diferente” es el principal factor para la efectuación de garantías de derechos de ese grupo social. La literatura muestra que países de Europa y de las Américas han caminado cada vez más para el reconocimiento de la igualdad de derechos civiles para la población LGBT. Pero demuestra, también, las innúmeras diferencias en las conquistas y situaciones por el mundo afuera. Incluso, señala que hasta hoy persisten persecuciones, torturas y muertes que ocurren ofi cialmente en los regímenes políticos autoritarios y también en las democracias. La educación juega un papel esencial para alcanzar el cambio cultural, cabiéndole más que enseñar asignaturas, incentivar la convivencia, el diálogo y los proyectos que promuevan la riqueza de la diversidad humana.
Palabras clave: Homosexualidad. Homofobia. Sexualidad.
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