Pedagogia de gênero e o feminismo em perspectiva: implicações à cidadania brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n4especialp142-165Palavras-chave:
Gênero. Feminismo e CidadaniaResumo
O artigo aborda o tema das relações de gênero, com objetivo de provocar o reconhecimento de seus efeitos na educação diferenciada e desigual de meninos e meninas, operada direta, e imediatamente pela religião e meios de comunicação de massa. O percurso a ser utilizado envolve apresentar o debate conceitual sobre gênero, abordar o lugar do feminismo na interpelação da sociedade e do Estado assim como ensaiar sobre as perspectivas futuras à cidadania brasileira, a partir do tema dos direitos humanos. A pedagogia de gênero pode ser um potente recurso da formação básica para a construção de um projeto de Nação coadunado com as necessidades do povo brasileiro, apesar da conjuntura nacional, na área da educação em particular, exigindo um esforço de reconhecimento dos desafios para a superação de uma ordem social excludente e propondo rearranjos e deslocamentos para uma educação crítica e libertadora.
Palavras-chave: Gênero. Feminismo e Cidadania.
Gender pedagogy and feminism in perspective: implications to brazilian citizenship
ABSTRACT
The article addresses the theme of gender relations to induce the recognition of its effects on differential and unequal education of boys and girls operated directly and immediately by the family and school and mediated by the religion and the media. The course that will be used involves to present a conceptual debate about gender, to address the place of feminism in the interpellation of the society and the State, as well to rehearse about the future perspectives to Brazilian citizenship, based on the theme of human rights. The gender pedagogy can be a potent resource of basic training for the construction of a nation project in accordance with the needs of the Brazilian people despite the national context, in the area of education in particular. It also requires an eff ort to recognize the challenges to overcoming a excluded the social order and to propose rearrangements and displacements for a critical and liberating education.
Keywords: Gender. Feminism and citizenship.
Pedagogía de género y el feminismo en perspectiva: implicaciones a la ciudadanía brasileña
RESUMEN
El artículo aborda el tema de las relaciones de género con el objetivo de provocar el reconocimiento de sus efectos en la educación diferenciada y desigual de niños y niñas, operada directa e inmediatamente por la familia y por la escuela y mediada por la religión y medios de comunicación de masa. La trayectoria utilizada incluye presentar un debate conceptual sobre género, abordar el lugar del feminismo en la interpelación de la sociedad y del Estado, así como ensayar sobre las perspectivas futuras de la ciudadanía brasileña, a partir del tema de los derechos humanos. La pedagogía del género puede ser un potente recurso de la formación básica para la construcción de un proyecto de Nación coadunado con las necesidades del pueblo brasileño, a pesar de la conjuntura nacional, en el área de la educación en particular, exigiendo un esfuerzo de reconocimiento de los desafíos para la superación de un orden social excluyente y proponiendo disposiciones y cambios para una educación crítica y libertadora.
Palabras clave: Género. Feminismo y ciudadanía.
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