Das diferenças às desigualdades: reflexões em torno das relações de gênero e sexualidade na escola
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n4especialp256-278Palavras-chave:
Diferenças. Desigualdades. EscolaResumo
Neste artigo, apresento algumas reflexões em torno das diferenças e desigualdades de gênero e sexualidade no cotidiano escolar. Em uma perspectiva discursiva, procuro discutir as normas de gênero como resultado de disputas hegemônicas envolvendo lógicas políticas que tensionam sempre o que se estrutura como norma, como fundamento, expondo assim a sua instabilidade. Em seguida, exploro mais precisamente as relações que fazem das diferenças (de gênero e sexualidade) desigualdades. Isto é, questiono-me sobre como são produzidas (como construções hegemônicas e contingentes), e sustentadas – mas também contestadas e subvertidas – as fronteiras entre um “nós” e um “eles” e de que maneira por meio destas são fixadas (contingentemente) posições de sujeitos assimétricas, hierarquizadas, desiguais.
Palavras-chave: Diferenças. Desigualdades. Escola.
From differences to inequalities: reflections on gender relations and sexuality in school
ABSTRACT
In this paper, I present some reflections on the differences and inequalities of gender and sexuality in school routine. In a discursive perspective, I try to discuss gender norms as a result of hegemonic disputes involving political logics that always stress what is structured as a norm, as a foundation, thus exposing its instability. Next, I explore more precisely the relationships that make differences (of gender and sexuality), inequalities. That is, I question how are construct (as hegemonic and contingent constructs), and sustained – but also contested and subverted – the boundaries between a “we” and a “them” are produced and how they are (contingently) fixed subject positions as asymmetrical, hierarchical, unequal.
Keywords: Differences. Inequalities. School.
De las diferencias a las desigualdades: reflexiones en torno a las relaciones de género y sexualidad en la escuela
RESUMEN
En este artículo, presento algunas reflexiones en torno a las diferencias y desigualdades de género y sexualidad en el cotidiano escolar. En una perspectiva discursiva, procuro discutir las normas de género como resultado de disputas hegemónicas involucrando lógicas políticas que tensionan siempre lo que se estructura como norma, como fundamento, exponiendo así su inestabilidad. A continuación, explotan más precisamente las relaciones que hacen de las diferencias (de género y sexualidad), desigualdades. Es decir, me pregunto sobre cómo se producen (en cuanto construcciones hegemónicas y contingentes), y sostenidas - pero también contestadas y subvertidas - las fronteras entre un “nosotros” y un “ellos” y de qué manera por ellas se fijan (contingentemente) las posiciones de sujetos asimétricos, jerarquizados, desiguales.
Palabras clave: Diferencias. Desigualdades. Escuela.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.