Hora do jogo: os professores estão prontos?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n1p175-192Palavras-chave:
Classificação de Jogos. Educação Infantil. Formação de Professores.Resumo
As ideias discutidas neste texto estão relacionadas às atividades de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidas a partir de 2012 através da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O artigo destaca a importância da classificação e catalogação de jogos educativos, explicitando que é um importante conhecimento proposto aos Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs) localizados numa cidade do Sudoeste do Paraná, CMEIs que, em função de uma lei local, iniciaram a (re) implantação de brinquedotecas em 2007. A metodologia ocorreu em fases, duas delas tendo sido significativas para a revisão da implantação, quais sejam: diagnóstico de como era feita a organização dos materiais existentes nas brinquedotecas, curso sobre a importância da classificação e catalogação dos diferentes tipos de jogos. Para tanto, toda essa revisão foi apoiada nas ideias de Jean Piaget (2010/1946, 1994/1932), pensador que elaborou uma teoria sobre o jogo. Tais conhecimentos serviram para a compreensão de que os professores não estão prontos para esse tipo de atividade didático-pedagógica, pois tal educação é um processo que demanda tomada de consciência da própria práxis, o que requer a (re)aprendizagem a respeito dos objetivos dos diferentes tipos de jogos e do desenvolvimento infantil, sendo que isso precisa ocorrer na formação inicial e na formação continuada dos professores. Para tanto, é mister o envolvimento dos (futuros) professores em atividades lúdicas de ensino, de pesquisa e de extensão realizadas em universidades.
Palavras-chave: Classificação de Jogos. Educação Infantil. Formação de Professores.
Game time: are the teachers ready?
ABSTRACT
The ideas discussed in this text are related the teaching and extension development since 2012, at State University of Western Paraná (UNIOESTE). The article highlights the importance of classifying and cataloging educational games, knowledge proposed for the Municipal Centers of Children Education (CMEIs), located in a city in the southwest of Paraná, which according to a local law began the (re)implantation of toy libraries in 2007. The methodology happened in phases; two of them were significant for the review of the implantation: the diagnosis of how was the organization of existing materials in toy libraries and the course about the importance of classification and cataloging of different types of games. For this purpose, the project was based on the ideas of Jean Piaget (2010/1946, 1994/1932), who elaborated a theory about the game. This knowledge served to understand that teachers are not ready, since that such education is a process that demands awareness of the praxis itself, which requires (re)learning about the objectives of different types of games and child development, which needs to occur in initial and continuing teachers’ development. Therefore, it is necessary the involvement of (future) teachers in playful activities of teaching, research and extension held in universities.
Keywords: Game Classification. Childhood Education. Teachers’ Development.
Hora del juego: ¿los profesores están preparados?
RESUMEN
Las ideas discutidas en este texto están relacionadas con las actividades de enseñanza, investigación y extensión desarrolladas desde 2012 a través de la Universidad Estadual de Oeste de Paraná – UNIOESTE. El artículo señala la importancia de la clasificación y catalogación de juegos educativos, explicitando qué es un importante conocimiento propuesto a los Centros Municipales de Educación Infantil (CMEIs), localizados en una ciudad del Suroeste de Paraná, CMEIs que, en función de una ley local, empezaron la (re) implementación de ludotecas en 2007. La metodología se efectuó en fases, dos de dichas fases fueron significativas para la revisión de la implementación, a saber: diagnóstico de cómo se organizaban los materiales existentes en las ludotecas, curso sobre la importancia de la clasificación y catalogación de diferentes tipos de juegos. Para ello, toda revisión se apoyó en las ideas de Jean Piaget (2010/1946, 1994/1932), quien elaboró una teoría sobre el juego. Dichos conocimientos sirvieron para la comprensión de que los maestros no están preparados para este tipo de actividad didáctico-pedagógica, pues dicha educación es un proceso que demanda toma de conciencia de propia praxis, la cual requiere el (re) aprendizaje a respecto de los objetivos de diferentes tipos de juegos y del desarrollo infantil, siendo que ello necesita ocurrir en la formación inicial y en la formación continua de profesores. Por consiguiente, es necesaria la involucración de los (futuros) profesores en actividades lúdicas de enseñanza, investigación y extensión realizadas en universidades.
Palabras clave: Clasificación de Juegos. Educación Infantil. Formación docente.
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