Registros Fotográficos Matrimoniais: evidências das distinções de gênero em diferentes épocas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n1p274-291Palavras-chave:
Cultura Feminina. Matrimônio e Relação de GêneroResumo
O objetivo do presente estudo de cunho histórico é comparar e refletir através da ótica dos registros fotográficos as mudanças que a cultura matrimonial sofreu ao longo dos tempos, bem como evidenciar através da estética e das expressões faciais/corporais de noivos e noivas as transformações captadas pelas câmeras fotográficas e analisar as mudanças comportamentais entre as gerações de mulheres e homens, considerando a influência educacional. Com este intento, buscaram-se diversas fotografias de diferentes casais de duas cidades do interior do estado de São Paulo que se casaram entre os anos de 1949 a 1981, assim como fotografias recentes de casais que se casaram entre os anos de 2009 a 2013. A pesquisa é de cunho qualitativo e trata-se de uma análise interpretativa. Foram utilizados para a realização do estudo a entrevista estruturada com perguntas abertas, bem como registros fotográficos fornecidos pelos próprios casais e pelas famílias dos casais já falecidos. É possível compreender através desses registros que as mudanças dos hábitos e costumes frente à instituição matrimonial demonstram as transformações de ser homem e ser mulher. Deste modo, evidencia-se que a fotografia funciona como um índice do que foi e do que é ser nubente em datas distintas. As desigualdades entre os registros em preto e branco e colorido confirmam que a sociedade hodierna está em constante transformação em seus hábitos e valores e isso também no que diz respeito à manifestação de afeto. Frente ao exposto, é mister a reflexão profunda acerca da importância das relações equitativas entre homens e mulheres, haja vista que muitas mudanças são necessárias de maneira a se ter uma sociedade de fato justa e equitativa em que o sexismo e a misoginia sejam de fato extintos.
Palavras-chave: Cultura Feminina. Matrimônio e Relação de Gênero
Photographic Records of Marriage: evidence of gender distinctions in different times
ABSTRACT
The objective of the present study is to compare history oriented and reflect through the optics of the photographic records the changes that marriage culture suffered throughout the ages, as well as highlighting through the aesthetics and the facial expressions/body treatments of grooms and brides changes captured by cameras and analyze the behavioral changes among generations of women and men considering the educational influence. With this intent we got several photographs of different couples from two cities in the State of São Paulo who got married from 1949 to 1981, as well as recent pictures of couples who got married between the years of 2009 to 2013. The research is of a qualitative nature and it is an interpretative analysis. It was used for the realization of the study a structured interview with open-ended questions, as well as photographic records provided by couples and the families of the deceased couples. It was possible to understand through these records that the changes of habits and customs vis-à-vis the institution of marriage demonstrate the transformations of man and woman. Thus, evidence that the photo serves as an index of what was and what is to be betrothed at different dates. The inequalities between the records in black and white and colored confirm that society today are in constant transformation in their habits and values and that too with regard to expressions of affection. Front of the exposed, is mister deep reflection about the importance of equitable relations between men and women, given that many changes are required in order to have a fair suit society and even-handedly in the sexism and misogyny are actually extinct.
Keywords: Female Culture. Marriage and gender ratio
Registros Fotográficos Matrimoniales: evidencias de las distinciones de género en diferentes épocas.
RESUMEN
El objetivo del presente estudio de carácter histórico es comparar y reflexionar a través de la óptica de los registros fotográficos las mudanzas que la cultura matrimonial sufrió a lo largo del tiempo, así como evidenciar a través de la estética y de las expresiones faciales/corporales de novios y novias las transformaciones captadas por las cámaras fotográficas y analizar las mudanzas comportamentales entre las generaciones de mujeres y hombres, considerando la influencia educacional. Con este intento, se buscaron diversas fotografías de diferentes parejas de dos ciudades del interior del Estado de São Paulo que se casaron entre los años de 1949 y 1981, así como fotografías recientes de parejas que se casaron entre los años de 2009 y 2013. La investigación es de carácter cualitativo y se trata de un análisis interpretativo. Para la realización del estudio, se utilizó la entrevista estructurada con preguntas abiertas, así como fotografías cedidas por las parejas y por las familias de las parejas fallecidas. Es posible comprender a través de dichos registros que las mudanzas de hábitos y costumbres frente a la institución matrimonial demuestran las transformaciones de ser hombre y ser mujer. De este modo, se evidencia que la fotografía funciona como un índice del que fue y del que es novio en fechas diferentes. Las desigualdades entre los registros en blanco y negro y colorido confirman que la sociedad actual está en constante transformación de sus hábitos y valores y ello también en lo que respecta a la manifestación del afecto. Frente a lo expuesto, es míster la reflexión profunda acerca de la importancia de las relaciones equitativas entre hombres y mujeres, haya vista que muchas mudanzas son necesarias de manera a tenerse una sociedad de hecho justa y equitativa en que el sexismo y la misoginia sea en concreto extintos.
Palabras clave: Cultura Femenina. Matrimonio y Relación de Género
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.