v.9, n.2, jul./dez. 2016

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Publicado: 2016-12-26

Editorial

Artigos

  • PLANEAMENTO DE RECURSOS EDUCATIVOS EM PORTUGAL AO LONGO DOS ÚLTIMOS 80 ANOS

    Lúcia Santos, António Manuel Rochette Cordeiro, Luís Alcoforado
    p. 13-35
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p13-35
  • INVESTIGANDO O OBSCURO: a pesquisa acadêmica nos labirintos da violência juvenil - entre poder e reconhecimento

    Janilson Pinheiro Barbosa
    p. 36-67
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p36-67
  • EDUCACIÓN EN LAS ESCUELAS NORMALES: la formación docente en México - crítica, tendencias y propuesta

    José Luis Canto Ramírez
    p. 68-85
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p68-85
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana

    Cosme Leonardo Almeida Maciel
    p. 86-107
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p86-107
  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, VIDA E CARREIRA: história de professores atingidos pelo mal-estar docente

    Jurema Rosendo dos Santos, Lúcia Gracia Ferreira
    p. 108-137
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p108-137
  • INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

    Paulo Roberto de Jesus Silva, Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho
    p. 138-159
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p138-159
  • CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO LOCAL: o papel da extensão do IFPA em Abaetetuba-PA

    Jairo da Silva e Silva, Valdinei Mendes da Silva, Diselma Marinho Brito
    p. 160-182
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p160-182
  • REFLEXÕES SOBRE AS RECORRENTES JUSTIFICATIVAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Alessandra Victor do Nascimento Rosa, Valdeney Lima da Costa, Flávia Russo Silva Paiva
    p. 183-202
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p183-202
  • A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

    Marinalva Lopes Ribeiro, Jefferson da Silva Moreira
    p. 203-227
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p203-227
  • AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS

    Sabrina Zientarski de Bragança, Clarice Zientarski
    p. 228-256
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p228-256
  • A UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO “FORÇA E MOVIMENTO” DA PLATAFORMA PhET, COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

    Swéle Rachel da Silva, Cláudia Adriana de Sousa Melo
    p. 257-277
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p257-277
  • CONCEPÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA INTEGRAL ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

    Maryna dos Santos Nascimento, Ludgleydson Fernandes de Araújo
    p. 278-299
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p278-299
  • OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Elizia Graziele Oliveira Everton, Maria Núbia Barbosa Bonfim
    p. 300-326
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p300-326

Normas para Publicação