v.14, n.1, jan./abr. 2021

					Visualizar v.14, n.1, jan./abr. 2021
Publicado: 2021-03-29

Editorial

Artigos

  • A gestão escolar democrática na perspectiva freireana

    Antonio Amorim, Eliane Silva Souza, Rose Santos de Jesus Pereira
    p.15-38
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p15-38
  • Os tempos de vida e os tempos da escola: tensões aliviadas pela flexibilidade dos cursos semipresenciais da Educação de Jovens e Adultos

    Humberto Vieira Farias, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Timothy Denis Ireland
    p.39-64
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p39-64
  • “Precisamos tratar da Alice”: Dificuldades na aprendizagem, da ritalina à literatura

    Rafael Guimarães Tavares da Silva, Yasmine Martins Diniz
    p.65-84
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p65-84
  • A teoria pós-colonialista em um referencial ao estágio na Educação Infantil

    Claudionor Renato da Silva, Viviane Drumond
    p.85-110
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p85-110
  • Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista

    Daniele da Silva Costa, Rayane Corrêa Pantoja, Waldir Ferreira de Abreu
    p.111-138
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p111-138
  • Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das contradições e fragilidades

    Gabriel Paes Neto, Alder de Sousa Dias, Vanessa Costa do Espírito Santo
    p.139-164
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p139-164
  • Proinfância: oferta de uma educação com qualidade para a criança cidadã?

    Nelcir Francisca da Silva, Ilma Vieira do Nascimento
    p.165-190
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p165-190
  • Moradas do belo na educação

    Lúcia Schneider Hardt
    p.191-214
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p191-214
  • Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação

    Kelly Letícia da Silva Sakata, Elisângela Alves da Silva Scaff
    p.215-236
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p215-236
  • Serviços de proteção social básica como espaço de ação do pedagogo: educação para além dos muros escolares

    Valdecir Soligo, Pamela Anibal Dill
    p.237-264
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p237-264
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que os professores de ciências de Confresa sabem sobre o assunto?

    Mara Maria Dutra, Dalila Helena Silva
    p.265-294
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p265-294
  • A argumentação como prática discursiva: por uma abordagem lato sensu no ensino básico

    Alcione Tereza Corbari
    P.295-318
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p295-318
  • A formação inicial dos professores de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a partir do currículo: traços de uma ausência acerca da temática ‘Mulheres’

    Paulo Augusto Tamanini, Francisco Vieira da Silva, Gislânia Dias Soares
    p.319-338
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p319-338
  • Educação emancipatória como pedra angular para promoção, proteção e valorização dos direitos humanos

    Thiago Santos de Souza, Lívia Gabriela Fonseca Melo, Diego Bruno Souza Pires
    p.339-366
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p339-366
  • Vidas nas fronteiras do presente: da tentativa de controle curricular à diferença

    João Paulo Lopes dos Santos
    p.367-388
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p367-388
  • ‘A carga mais pesada do mercado é a carga docente’: sobre (des)valorização, (des/re)conhecimento e (des)respeito a figura do professor em tempos de crise

    Francisco Renato Lima
    p.389-424
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p389-424
  • “Dos órgãos governamentais não espero nada a essa altura da minha vida profissional” - um debate sobre valorização docente sob a perspectiva de professores

    Fernanda Ribeiro Paz, Ennia Débora Passos Braga Pires, Marília do Amparo Alves Gomes
    p.425-448
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p425-448

Edição Completa