Uma análise da produção científica brasileira em torno do tema da Biblioterapia indexada na Brapci - Base de Dados em Ciência da Informação (1975-2024)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e25439

Palabras clave:

Biblioterapia, bibliometria, produção científica, Ciência da Informação, biblioteca

Resumen

Este estudo analisa a evolução e o interesse pela Biblioterapia como uma prática terapêutica e um campo de pesquisa no Brasil. A Biblioterapia utiliza a leitura de livros e outros textos como forma de tratamento psicológico e emocional, proporcionando aos indivíduos uma maneira de enfrentar problemas, desenvolver autocompreensão e encontrar conforto. De um corpus de 137 estudos recuperados na Brapci, a análise temporal das publicações revelou três fases distintas: uma produção esporádica entre 1975 e 2004, um aumento gradual de 2005 a 2016, e um crescimento expressivo entre 2017 e 2023, com 2023 destacando-se como o ano de maior número de artigos publicados. As palavras-chave mais frequentes nos estudos incluem termos relacionados ao efeito terapêutico da Biblioterapia, como "leitura terapêutica", "função terapêutica", e "catarse", além de "pesquisa em biblioterapia" e disciplinas como "biblioteconomia" e "ciência da informação". A pesquisa identifica a "biblioteca escolar" e a "extensão universitária" como os principais espaços de aplicação, com a literatura infantojuvenil sendo amplamente utilizada. A prática também mostra adaptabilidade, alcançando públicos diversos, incluindo idosos. Ainda, as publicações dessas pesquisas sugerem que há poucos autores publicando vários estudos, enquanto diversos outros possuem uma publicação mais escassa e, além disso, percebeu-se que, normalmente, não há vínculos entre esses autores ou centralidades institucionais, exceto por alguns poucos que estariam ligados à figura central de uma professora-pesquisadora. Este estudo preenche uma lacuna temporal na literatura sobre Biblioterapia no Brasil, destacando seu desenvolvimento como subcampo relevante na Ciência da Informação e na Biblioteconomia nos últimos anos.

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Biografía del autor/a

Monique Izoton, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa Leitura e formação do leitor. Possuo Pós-Graduação em Biblioteconomia pela Faveni (2020), Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul (2019) e Licenciatura em Letras com habilitação em Espanhol pelo Centro Universitário Univates (2016). Também faço parte do grupo de pesquisa Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CNPq/IFRS). Atuo como bibliotecária no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Ibirubá; bibliotecária responsável na Revista Eletrônica Científica da UERGS; preparadora de textos, revisora e tradutora freelancer.

Lucas George Wendt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Museus e Ciência do Patrimônio da UFRGS. Também sou especialista em Comunicação Institucional pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Fadergs (2021); bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2021); e bacharel em Jornalismo pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2017). Estudante de graduação em Ciência da Informação (Uniasselvi).

Jean Michel Valandro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2024). Especialista em Literatura Contemporânea pela Universidade São Luís (2022). Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2016) com período sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional, de Bogotá (2011). Atualmente trabalho como Designer Educacional do Núcleo de Conteúdo Digital da Universidade do Vale do Taquari - Univates e como revisor linguístico, preparador textual e tradutor freelancer; participo também dos grupos de pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos - PROMOT, da PUCRS, e Geopoéticas, da UNIRIO. Interesso-me pela área da Educação e suas interfaces com os Estudos de Gênero e de Sexualidade e com a Literatura (principalmente no que tange a temas fraturantes), bem como pelas temáticas de subjetividade, geopoéticas e escrevivências.

Citas

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Publicado

2025-09-09

Cómo citar

IZOTON, Monique; WENDT, Lucas George; VALANDRO, Jean Michel.
Uma análise da produção científica brasileira em torno do tema da Biblioterapia indexada na Brapci - Base de Dados em Ciência da Informação (1975-2024)
. Revista Bibliomar, v. 24, n. 2, p. 1–17, 9 sep. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/25439. Acesso em: 5 nov. 2025.