BIBLIOTECA, PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E EDUCAÇÃO
sugestões de práticas lúdicas para a mediação da informação ambiental
DOI :
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n1.2022.3Mots-clés :
mediação da informação, meio ambiente, educação ambiental, informação ambiental, projetos socioambientaisRésumé
A criação de um ambiente saudável com base no desenvolvimento sustentável se dá por meio de campanhas de sensibilização, de educação e de articulação com outras instituições. É obrigação de todos o zelo pelo mundo, pelo nosso planeta e a educação deve abordar em seu currículo, do ensino infantil ao ensino superior, temáticas que fomentem a participação e responsabilidade social do cidadão, instruam o cuidado com o meio ambiente e desenvolvam ideias sustentáveis. A Biblioteca no cenário da Mediação passa a ser um local de encontro para troca de saberes e experiências, um local que permite a interação e interlocução dos sujeitos que a frequentam. O objetivo da pesquisa é descrever a importância da implantação de projetos socioambientais nas bibliotecas e apontar práticas lúdicas de mediação da informação ambiental. A pesquisa é classificada como descritiva, de caráter qualitativo. A metodologia base foi realizada por pesquisa bibliográfica acerca do tema e análise de dados. É de suma importância que a conscientização e a responsabilidade ambiental sejam disseminadas na sociedade, e a Biblioteca e o Bibliotecário ganham papel importante como mediadores da informação. A Biblioteca pode ser um local de promoção da educação ambiental para o desenvolvimento de ações sustentáveis na mediação da informação para diferentes gerações e por diferentes práticas, desde a mais humanizada até a remota.
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