SERVIÇO DE FICHA CATALOGRÁFICA AUTOMATIZADO
análise dos módulos FiCat 2.0 da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal Rural da Amazônia
DOI :
https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n1.2023.1Mots-clés :
representação descritiva da informação, ficha catalográfica, produto da informaçãoRésumé
Vivemos em um mundo onde os fluxos de dados e informação se tornam cada vez maiores, e nos fazem refletir nos antigos e pensar em novos métodos e sistemas de organização para que essa informação seja armazenada e acessível. A motivação da escolha do tema se deu por meio da percepção do arranjo da informação feita em fichas catalográficas de livros e pela percepção de que alguns usuários têm na ficha um guia direto para elaboração de referências e que para tal faz-se necessário que a informação esteja não padronizada, mas organizada. O estudo tem como objeto a ficha catalográfica e se estende aos serviços e produtos informacionais oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior, tanto no serviço de ficha catalográfica manual ou automatizado. Quanto à metodologia, a pesquisa classifica-se como descritiva, de abordagem qualitativa e de natureza básica. Dentre os procedimentos utilizados para o estudo, optou-se pela revisão bibliográfica para contextualização e conceitualização do tema e subtemas, com base nos autores: Mey (1995), Borges (2019; 2020), Alves (2009) e, Lima e Alvares (2012). Além disso, foi realizada a geração de fichas cartográficas no sistema FICAT 2.0 das instituições para posterior análise e comparação com o que é prometido e orientado nos manuais de acesso. É certo que a tecnologia ao longo dos anos impulsionou muito a área e o serviço da informação, o FICAT da UFPA e da UFRA está na sua versão 2.0, depois de receber upgrades e ser comparado com outros sistemas de igual funcionalidade. Autonomia e operacionalidade são as palavras-chave para o FICAT, pois é um sistema de fácil manuseio que possibilita a alimentação do formulário por pessoas que não possuem conhecimento aprofundado na temática Representação da Informação.
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