Inclusão, saberes e desafios: comportamento em informação dos discentes – pessoas com deficiência – da Universidade Federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e26402Palabras clave:
comportamento em informação, necessidade, busca e uso de informação, pessoas com deficiência, Universidade Federal da Paraíba, pandemia de COVID-19Resumen
A pesquisa em relato tem como tema central o comportamento em informação, alinhado ao contexto da inclusão de pessoas com deficiência no contexto da universidade, o que suscita estudos sobre suas experiências informacionais que favoreçam a participação plena na vida acadêmica. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento em informação dos discentes Pessoas com Deficiência (PcD) dos cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba, cotejando as possíveis implicações da pandemia de COVID-19 no comportamento em informação do grupo investigado. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, aplica questionário disponibilizado, aos sujeitos da pesquisa, via aplicativo de mensagem instantânea e chamada de voz, o WhatsApp. Adota a Análise de Conteúdo para sistematizar as categorias temáticas quanto ao perfil, necessidade, busca e uso da informação e, por último, as possíveis implicações relacionadas à pandemia de COVID-19 no comportamento em informação. Os resultados dão conta de que o comportamento em informação dos discentes perpassa por acesso à Internet, massivo uso de redes sociais e aplicativo de comunicação. Conclui que o comportamento em informação dos discentes PcD está ancorado em canais de informação tradicionais como os livros, artigos científicos, telejornais, e outros, mas, sobretudo, em canais contemporâneos, marcados pelas possibilidades das tecnologias digitais de informação e comunicação, como as redes sociais na Internet e podcasts.
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