Dando visibilidade ao povo cigano da Paraíba: resgatando cidadania, garantindo direitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.85

Palavras-chave:

ciganos, direitos, inclusão social

Resumo

Ao pesquisar sobre a escolarização de ciganos na Paraíba, defrontamos experiências formadoras e enriquecedoras. Apresentamos neste artigo uma reflexão gerada a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido em 2014, em duas escolas estaduais localizadas nas proximidades da comunidade cigana de Sousa (sertão da Paraíba). Para apresentar a discussão proposta – a importância de tornar a existência cigana uma realidade visível e valorizada – apresentamos as políticas públicas brasileiras, além das legislações que tenham por público-alvo os ciganos. E nos perguntamos sobre os obstáculos para que esse aparato legal possa ser efetivamente aplicado, tomando o município de Sousa como lócus de pesquisa. A hipótese que nos guiou é que identificaríamos aproximações e discrepâncias entre os aparatos documentais enfocados e as narrativas apresentadas pelos atores envolvidos. Realizamos uma pesquisa de cunho documental e qualitativo, com uma metodologia que abrangeu a revisão bibliográfica, incursões ao campo de pesquisa, contemplando visitas, entrevistas e encontros nas duas escolas pesquisadas. A análise de dados indicou a necessidade de se oferecer aos professores oportunidades de discussões e orientações sobre educação e sua relação com a diversidade. Espera-se com a socialização das ideias aqui postas, ressignificar visõessobre os ciganos, reconhecendo-os como cidadãos brasileiros, com garantias constitucionais e incluídos, por direito, na sociedade brasileira. 

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Biografia do Autor

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação (UFRN). Mestra em Educação (UFPB). Pós-doutora em Psicologia da Educação (PUC/SP). Professora Titular da UFPB. Atua na linha de Pesquisa em Políticas Educacionais do CE/ PPGE/UFPB. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente (GEPEFD)/UFPB.

Silvestre Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Sociologia (UFPB), Mestre e Doutor em Educação (UFPB). Professor Adjunto (UFPB), Curso de Psicopedagogia. Vice coordenador do Núcleo de Estudos Projetos e Pesquisa NEFESP/UFPB. Pesquisador sênior da linha de pesquisa Diversidade Étnica do Núcleo de Estudos Projetos e Pesquisa NEFESP/UFPB.

Maria José Rangel, Universidade Federal da Paraíba

Doutora e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção - UAA/ PY; Teóloga pela Escola de Teologia Ministerial da Arquidiocese da Paraíba; Especialista em Educação Ambiental (UFPB); Graduada em Licenciatura Educação Física - Institutos Paraibanos de Educação (1981). Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal da Paraíba.

Anne Jaqueline Clark, Núcleo de Pesquisa sobre Formação Docente

Professora de Educação Infantil. Pós-Graduada em Análise do Comportamento – ABA. Graduada em Pedagogia pela UFPB/Campus I. Voluntária do Projeto de Extensão Atendimento psicopedagógico a criança e ao adolescente hospitalizado: trabalho alternativo para o pedagogo - PROBEX. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Formação Docente.

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

RODRIGUES, Janine Marta Coelho; RODRIGUES, Silvestre Coelho; RANGEL, Maria José; CLARK, Anne Jaqueline.
Dando visibilidade ao povo cigano da Paraíba: resgatando cidadania, garantindo direitos
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–22, 18 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24380. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Diversidade: o olhar sobre as comunidades ciganas