Na trilha dos viajantes: perspectivas para uma pedagogia da itinerância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.77

Palavras-chave:

ciganos, práticas culturais, cultura escolar, pedagogia da itinerância

Resumo

O estudo tem como objeto as práticas educativas e culturais dos Ciganos Calon, Matchuawa, Roraranê e Kalderash, com o objetivo de compreender os processos educativos reconstruindo sua historicidade no espaço geográfico do Rio Grande do Norte. De natureza qualitativa, a investigação se filia à História da Educação, com ênfase na História Social, ao evidenciar um fenômeno social, cultural e educativo. O trabalho tem sua relevância em proporcionar novas reflexões acerca dos modos de vida cigana e itinerante, bem como em reconhecer alternativas de interação humana com os sujeitos da diversidade, que se encontram em quase todo o território nacional, e, em específico, no RN, embora ainda estejam excluídos das salas de aula do nosso país. Além disso, possibilita construir referências para possíveis mudanças, contribuindo para o enfrentamento ao preconceito e para a construção de uma educação de qualidade social embasada numa pedagogia da itinerância, oportunizando o debate para melhor compreender as relações étnico-raciais e a diversidade presente em nosso país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio José de Oliveira Silva, Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte

Professor, pedagogo, especialista em educação. Mestre e doutor em educação pela UFRN, consultor em educação, membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN, coordenador estadual de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação e Coordenador Estadual da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

Referências

ARAÚJO, Inês Lacerda. Introdução à Filosofia da Ciência. Curitiba: Ed. UFPR, 2003.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O saber, o cantar e o viver do povo. São Jose dos Campos, SP: Fundação Cultural Cassiano Ricardo, 2009.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 set. 2024.

BRASIL. Decreto de 25 de maio de 2006. Institui o Dia Nacional do Cigano. Brasília, DF: Presidência da República, 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/dnn/dnn10841.htm. Acesso em: 22 set. 2024.

BRASIL. Decreto nº 6.040 de 07 de fevereiro de 2007. Institui a política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm. Acesso em: 22 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009. Altera a Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para instituir, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Povo Cigano/Romani. Campo Grande, MS: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2018/prt4384_31_12_2018.html. Acesso em: 22 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 940, de 28 de abril de 2011. Regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde (Sistema Cartão). Campo Grande, MS: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0940_28_04_2011.html. Acesso em: 22 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 14/2011. Brasília, DF: Ministério da Educação, 7 dez. 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9609-pceb014-11&category_slug=dezembro-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de 16 de maio 2012. Define diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância. Diário Oficial da União: seção1, Brasília, DF, p. 14, 17 maio 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb003_12.pdf. Acesso em: 22 set. 2024.

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Portaria nº 10, de 28 de fevereiro de 2014. Institui Grupo de Trabalho para acompanhar a implementação da Resolução CNE/CEB nº 03/2012 que institui as Diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância, no que se refere às populações ciganas. Diário oficial da União: seção 2, Brasília, DF, n. 43, p. 42-43, 28 fev. 2014. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=05/03/2014&jornal=2&pagina=42&totalArquivos=96. Acesso em: 22 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Ciganos: documento orientador para os sistemas de ensino. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: http://static.paraiba.pb.gov.br/2016/05/copy_of_secadi_ciganos_documento_orientador_para_sistemas_ensino-1-1.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CANDAU, Vera (Org.). Diferenças culturais e educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2. morar, cozinhar. Petrópolis: vozes, 2004.

CHARTIER, Anne-Marie. Escola, culturas e saberes. In: MENDONÇA, Ana Waleska et al. (Orgs.). Escola, culturas e saberes. Rio Janeiro: FGV, 2005. p. 9-28.

CHARTIER, Roger. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Revista Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, 1995. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2005. Acesso em: 23 set. 2024.

FRAGO, Antônio Viñao. Alfabetização na Sociedade e na História: vozes, palavras, textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.

MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso. Habitus e corpo social: reflexões sobre do corpo na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 281-300, jan./mar. 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115319264015.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.

PANSANI, Clóvis. Pequeno dicionário de sociologia. Campinas: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.

SILVA, Flávio J. O. Das tendas às telhas: a educação escolar das crianças ciganas da Praça Calon-Florânia/RN. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14503. Acesso em: 23 set. 2024.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

SILVA, Flávio José de Oliveira.
Na trilha dos viajantes: perspectivas para uma pedagogia da itinerância
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 18 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25529. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Diversidade: o olhar sobre as comunidades ciganas