A formação continuada de professores gadjés no município de Raposa/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.81

Palavras-chave:

formação de professores, identidade Étnica, ciganos

Resumo

Este artigo apresenta uma situação de pesquisa realizada no município de Raposa/MA, sobre a formação de professores gadjés frente à diversidade cultural dos alunos. A investigação se originou de questões suscitadas a partir da experiência de uma professora da rede pública no município de Raposa, ao se deparar com um corpo estudantil composto por crianças ciganas e não ciganas. A partir desse exercício maior, este artigo aborda o desafio contido na formação de professores não ciganos, que precisam lidar com a diversidade cultural e étnica no ambiente escolar. O objetivo é analisar a formação de professores gadjés no município de Raposa/MA frente a essas questões. Para tal, apresentaremos a reflexão de especialistas a respeito da formação docente e a importância de se incluir as diversidades, bem como apresentamos as primeiras evidências empíricas já encontradas. Este artigo adota uma abordagem qualitativa, coletando as falas dos professores nas categorias Formação de Professores, Diversidade Cultural e Ciganos, e utilizando técnicas de análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Apoiamo-nos também nas contribuições metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica. O principal achado da pesquisa é que a formação de professores gadjés no município de Raposa pode ser aprimorada ao incorporar práticas inclusivas e culturalmente sensíveis, que considerem a sazonalidade e os hábitos culturais específicos das famílias ciganas. Concluímos trazendo perspectivas para uma formação que alcance não só os professores, mas também a diversidade cultural dos alunos, destacando os possíveis desafios enfrentados por ambos.   

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Biografia do Autor

Luane Mendes Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE - UFMA) Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Especialista em metodologia do Ensino Superior (CEMES) e Psicopedagoga; Fundadora e Diretora da Escola Saberes; Professora efetiva da rede Municipal de São Luis/Ma e Raposa/MA; Experiência em ministrar cursos de formação continuada de professores e como professora EAD na Universidade Anhahnguera. Quando estudante participou de projetos de extensão na área da educação (Instituto Ayrton Senna e Companhia Cambalhotas). Foi membro da ONG GACC - Grupo de Apoio a Comunidade Carentes.

Iran de Maria Leitão Nunes, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Administração e Supervisão Escolar - American World University of Iowa, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pós-doutorado na Universidade Aberta de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Relações de gênero e educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero – GEMGe. Editora da Revista Cadernos de Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

GONÇALVES, Luane Mendes; NUNES, Iran de Maria Leitão.
A formação continuada de professores gadjés no município de Raposa/MA
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–23, 18 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25543. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Diversidade: o olhar sobre as comunidades ciganas

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