Escola, territórios e comunidade: relações a partir de práticas pedagógicas em uma escola pública do litoral norte do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25706

Palavras-chave:

escola, territórios, comunidade, práticas pedagógicas

Resumo

O presente texto objetiva apresentar um estudo sobre escola, territórios e comunidade com ênfase nas relações a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública municipal, localizada em uma periferia do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa etnográfica baseada nos estudos de Rocha e Eckert. As ferramentas analíticas empregadas para a interpretação dos dados foram a noção de território e seus desdobramentos segundo os estudos de Rogério Haesbaert. Constatou-se que as relações entre escola, território e comunidade são retratadas a partir de ações episódicas de caráter educativo, mediante projetos pedagógicos que ocupam a instituição, o entorno ou outros espaços para o desenvolvimento de suas práticas, ampliando o repertório formativo dos alunos e visando à educação para a cidadania. Além da função de inserir os indivíduos na sociedade e de vislumbrar a transformação desta, a escola vem reconhecendo seu papel dentro do território e, a partir das práticas pedagógicas, fortalecendo suas relações com a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiana Valencio da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Mestra em Educação – PPGEdu/UNISINOS. Graduada em Pedagogia - UERGS. Participa do Grupo de Pesquisas em Educação, Diversidade e Cidadania (CNPQ).

Referências

AGIER, Michel. Do direito à cidade ao fazer-cidade: o antropólogo, a margem e o centro. Mana, [s. l.], v. 21 n. 3, p. 483-498, dez. 2015a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/wJfG33S5nmwwjb344NF3s8s/ . Acesso em: 10 dez. 2023.

AGIER, Michel. Encontros etnográficos: interação, contexto, comparação. Tradução Bruno César Cavalcanti, Maria Stela Torres B. Lameiras. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp; Alagoas: Edufal, 2015b.

ALGEBAILE, Eveline. Os desafios da as Escola Pública na Relação com Políticas Sociais. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, ago. 2017. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/30296 . Acesso em: 16 fev. 2018.

BECK, Ulrich. A metamorfose do mundo: novos conceitos para uma nova realidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

CANÁRIO, Rui. Territórios educativos e políticas de intervenção prioritária: uma análise crítica. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 47-78, jan./jun. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10082. Acesso em: 5 jun. 2017.

DUBET, François. El declive de la institución: profesiones, sujetos e indivíduos em la modernidad. [S. l.]: Gedisa, 2005.

EDP BRASIL. EDP nas escolas. [S. l.]: EDP Brasil. Disponível em: https://brasil.edp.com/pt-br/instituto-edp/edp-nas-escolas#concurso-arte-com-energia-2021 . Acesso em: 27 dez. 2022.

FERRO, E. G. O papel dos projetos sociais na vida de adolescentes em contextos potenciais de risco e processos de resiliência. 2014. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2014. Disponível em: http://200.145.6.238/handle/11449 /113835 . Acesso em: 5 jun. 2017.

FORTUNA, Carlos. Urbanidades invisíveis. In: FORTUNA, Carlos. Cidades e urbanidade. 1. ed. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2020. p. 215-232

FUINI, Lucas Labigalini. Território e territórios na leitura geográfica de Milton Santos. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, Ituiutaba, v. 6, n. 1, p. 253-271, jan./jun. 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/28837 . Acesso em: 15 jan. 2024.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.

HAESBAERT, Rogério. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. 320 p.

I INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2022. 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php . Acesso: 3 nov. 2023.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para a pesquisa de campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MOLL, Jaqueline. Cidade e territórios educativos: elementos para pensar a educação na contemporaneidade. In: REUNIÃO NACIONAL ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: https://legado.anped.org.br/sites/default/files/jmoll-anped-2015.pdf . Acesso em: 20 maio 2022.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; SARAIVA, Ana Maria Alves. A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. Educação Temática Digital, Campinas, v. 17, n. 3, p. 614-632. set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257 . Acesso em: 22 dez. 2021.

PEDRO, Joanne Cristina. STECANELA, Nilda. O território educativo na política educacional brasileira: silêncios, ruídos e reverberações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 2, p. 583-600, maio/ago. 2019. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa . Acesso em: 27 nov. 2024.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho; ECKERT, Cornelia. Etnografias: saberes e práticas. In: PINTO, Céli Regina Jardim; GUAZZELLI, Cesar A. Barcellos (org.). Ciências humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2008.

SANTOS, Milton. Espaço e método. 5ª ed., 2 reimpr. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

SANTOS, Milton. O retorno do Território. P. 15-20, 1998. In.: SANTOS, Milton. SOUZA, Maria Adélia A. de. SILVEIRA, Maria Laura. Território: Globalização e fragmentação. 4º ed. São Paulo, 1998.

SANTOS, Milton. SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 9ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SAQUET, Marcos Aurelio. Abordagens e concepções de território. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Pedagogicidades: educação, cultural e territórios urbanos. São Carlos: Pedro e João Editores, 2023. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/pedagogicidades-educacao-culturas-e-territorios-urbanos/ . Acesso em: 5 dez. 2024.

SILVA, Silvia Gama da. Juventudes: o projeto social como um dos espaços para a construção de socialidade juvenil. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6089 . Acesso em: 4 jun. 2017.

SILVA, Taiana Valencio da. Educação e proteção social em um projeto social público: um estudo à luz da sociologia configuracional. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2019. Disponível em: https://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8794 . Acesso em: 2 dez. 2024.

SILVA, Taiana Valencio da. Escola e territorialidade: um estudo sobre projetos pedagógicos escolares no município de Tramandaí, litoral norte do Rio Grande do Sul. 2024. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2024. Disponível em: https://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13198 . Acesso em: 10 dez. 2024.

SINGER, Helena. Educação integral e territórios educativos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DO NUPSI: construções de felicidade. 2., 2013, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: NUPSI, 2013.

VELHO, GILBERTO. Observando o familiar. In. VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

Publicado

2025-06-26

Como Citar

SILVA, Taiana Valencio da.
Escola, territórios e comunidade: relações a partir de práticas pedagógicas em uma escola pública do litoral norte do Rio Grande do Sul
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 1–24, 26 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25706. Acesso em: 27 jun 2025.

Edição

Seção

Artigos