Escola, territórios e comunidade: relações a partir de práticas pedagógicas em uma escola pública do litoral norte do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25706Palavras-chave:
escola, territórios, comunidade, práticas pedagógicasResumo
O presente texto objetiva apresentar um estudo sobre escola, territórios e comunidade com ênfase nas relações a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública municipal, localizada em uma periferia do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa etnográfica baseada nos estudos de Rocha e Eckert. As ferramentas analíticas empregadas para a interpretação dos dados foram a noção de território e seus desdobramentos segundo os estudos de Rogério Haesbaert. Constatou-se que as relações entre escola, território e comunidade são retratadas a partir de ações episódicas de caráter educativo, mediante projetos pedagógicos que ocupam a instituição, o entorno ou outros espaços para o desenvolvimento de suas práticas, ampliando o repertório formativo dos alunos e visando à educação para a cidadania. Além da função de inserir os indivíduos na sociedade e de vislumbrar a transformação desta, a escola vem reconhecendo seu papel dentro do território e, a partir das práticas pedagógicas, fortalecendo suas relações com a comunidade.
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