Prática de pesquisa, epistemologia contracolonial e a produção de saberes indígenas sobre educar em direitos humanos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e25859

Parole chiave:

prática de pesquisa, epistemologia, saberes indígenas, educação em direitos humanos

Abstract

Este artigo visa analisar a prática de pesquisa na pós-graduação, abordando a perspectiva epistemológica contracolonial e a produção de saberes de docentes indígenas sobre o educar em direitos humanos, por meio de narrativas de experiências vivenciadas no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, seja nos estudos epistemológicos, ou na pesquisa no território do povo Guajajara, Maranhão. Destaca-se o viés metodológico com o uso da Cartografia, bem como dos círculos culturais de produção de dados de docentes indígenas, usando o canto, o maracá, a pintura, o arco e flecha, e o conto indígena como dispositivos do povo Guajajara para pensar outros modos de educar em direitos humanos. Como um rizoma, esses saberes dialogam com autores indígenas, dentre outros da Educação em Direitos Humanos. O processo revela que o próprio modo de pesquisar apresenta pistas de Educação em Direitos Humanos, pensada a partir da cultura indígena sob viés descolonizador e contracolonial, afirmando a potência da circularidade dos saberes e poderes dos povos originários, a dimensão comunitária e coletiva de construção dos saberes, em que o percurso da pesquisa ocorre numa perspectiva nômade, inter, pluri e transversal. 

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Biografie autore

Maria do Socorro Borges da Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutora e mestra em Educação, especialista em História Política Contemporânea e licenciada em História. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI); e Observatório de Juventudes e Violência na Escola (OBJUVE). Coordenadora do Laboratório de Experiências e Criações do Educar em Direitos Humanos (LECedh/UFPI).

Zenailde Rodrigues Costa, Universidade Federal do Piauí

Pedagoga, mestra e doutoranda em Educação (UFPI). Especialista no ensino da Matemática (IFMA) e Libras com habilitação em docência (FAESPI), Professora dos anos iniciais da SEMED/TIMON-MA.

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Pubblicato

2025-11-13

Come citare

SILVA, Maria do Socorro Borges da; COSTA, Zenailde Rodrigues.
Prática de pesquisa, epistemologia contracolonial e a produção de saberes indígenas sobre educar em direitos humanos
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–28, 13 nov. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25859. Acesso em: 2 dic. 2025.

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Sezione

Artigos