Prática de pesquisa, epistemologia contracolonial e a produção de saberes indígenas sobre educar em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e25859Parole chiave:
prática de pesquisa, epistemologia, saberes indígenas, educação em direitos humanosAbstract
Este artigo visa analisar a prática de pesquisa na pós-graduação, abordando a perspectiva epistemológica contracolonial e a produção de saberes de docentes indígenas sobre o educar em direitos humanos, por meio de narrativas de experiências vivenciadas no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, seja nos estudos epistemológicos, ou na pesquisa no território do povo Guajajara, Maranhão. Destaca-se o viés metodológico com o uso da Cartografia, bem como dos círculos culturais de produção de dados de docentes indígenas, usando o canto, o maracá, a pintura, o arco e flecha, e o conto indígena como dispositivos do povo Guajajara para pensar outros modos de educar em direitos humanos. Como um rizoma, esses saberes dialogam com autores indígenas, dentre outros da Educação em Direitos Humanos. O processo revela que o próprio modo de pesquisar apresenta pistas de Educação em Direitos Humanos, pensada a partir da cultura indígena sob viés descolonizador e contracolonial, afirmando a potência da circularidade dos saberes e poderes dos povos originários, a dimensão comunitária e coletiva de construção dos saberes, em que o percurso da pesquisa ocorre numa perspectiva nômade, inter, pluri e transversal.
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