A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.52Palavras-chave:
Ensino por Investigação, Sequência de Ensino Investigativa, Proposta DidáticaResumo
Este artigo busca contribuir com os estudos sobre práticas investigativas para o Ensino Médio. A pesquisa se vale de análises bibliográficas para a produção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com atividades interdisciplinares e contextualizadas sobre recursos hídricos. Os estudantes participantes eram de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Para compreender o envolvimento nas atividades e suas ideias sobre a SEI, aplicou-se um questionário aos estudantes. Dentre os principais resultados, destaca-se que os estudantes valorizam as práticas de ensino que relacionam os conceitos científicos a sua realidade, construindo aprendizagens mais significativas quando se envolvem ativamente na aprendizagem. As opiniões dos estudantes revelam que as abordagens interdisciplinares dão maior significado aos conteúdos porque rompe-se com a visão fragmentada do conhecimento, partindo para uma interpretação integral dos fenômenos e situações reais.
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