Escolas do/no campo no contexto da pandemia e pós-pandemia de Covid-19 no estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e25760

Palavras-chave:

escola do/no campo, pandemia, prática pedagógica

Resumo

Este trabalho objetiva caracterizar a educação em escolas do/no campo durante a pandemia de Covid-19 no Paraná, mediante estudo documental. Toma como referências dois relatórios de pesquisas: um deles, produzido pela Articulação Paranaense Por Uma Educação do Campo (APECPR) e publicado pela Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar, 2022); e o outro, produzido pelo Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (Nupecamp, 2020). Essas pesquisas investigaram as 10 regiões geográficas do estado e apontaram as desigualdades, contradições e os desafios da prática pedagógica e das políticas educacionais. São constituídas por relatos orais de professores sobre a prática pedagógica e por análises de documentos estaduais elaborados durante a pandemia. A análise do conteúdo documental foi ancorada nas categorias do método materialista histórico-dialético: totalidade, mediação e contradição. A conclusão é de que a educação nas escolas do/no campo, durante a pandemia, enfrentou desafios de natureza pedagógica, política, social e infraestrutural, e revelou processos desiguais que marcam a educação brasileira. Após a pandemia, tem havido a consolidação da plataformização do ensino, a precarização e a sobrecarga do trabalho do professor, além da fragilização da prática pedagógica. Em perspectiva histórica, reproduz-se a lógica da Educação Rural e a denomina de Educação do Campo no discurso político governamental. As escolas do/no campo estão em movimento na construção da sua identidade político-pedagógica e o esforço tem partido das comunidades e dos profissionais da educação que compreendem o sentido político-pedagógico da concepção da Educação do Campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Aparecida da Cruz Paula, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Graduada em Pedagogia. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Trabalhou como professora em sala de Aula e como Coordenadora Pedagógica nas 15 Instituições escolares do campo no Município de Tijucas do Sul, pela Secretaria Municipal de Educação. Participa do Nupecamp (Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas). Representante da Associação de Moradores na Comunidade de Campo Alto, Município de Tijucas do Sul, PR. Atuou  na Frente Nacional das Escolas do Campo vinculada ao Fonec (Fórum Nacional da Educação do Campo) e integra a Articulação Paranaense Por Educação do Campo (APECPR).  A partir de 2024,  atua como Pedagoga no Colégio Estadual do Campo, Professor Francisco Manoel de Lima Camargo.

Adriana Almeida Veiga, Secretaria Municipal de Educação da Lapa

Mestre em educação pela UTP,doutora em Educação pela UFPR. Professora da SME de Lapa/PR.
Professora pedagoga pela SEED/PR.

Referências

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS, ORIENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA RURAL. Educação no contexto da pandemia de covid-19: escolas, atividades e condições de realização do trabalho pedagógico no campo do Estado do Paraná. Francisco Beltrão: Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2022. 363p.

ARROYO, Miguel G. Prefácio: Escola de direito. In: Antunes Rocha, Maria Isabel; Hage, Salomão Mufarrej (Orgs.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 9-14.

BUCZENKO, Gerson Luiz; DE SOUZA, Maria Antônia. Os povos do campo nos Planos Diretores dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba: educação e escola pública. Educar em Revista, [S. l.], v. 39, p. e82756, 2023. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82756. Acesso em: 4 fev. 2025

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: notas para uma análise de trajetórias. Por uma Educação do Campo. Revista Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.

CALDART, Roseli Salete. Escolas do Campo e construtores do futuro. Exposição realizada no dia 1º de outubro 2024 no II Encontro Estadual de Educadoras e Educadores do Campo Potiguar (30/09 a 2/10/2024). Núcleo de Educação do Campo e Diversidade – NECAD da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte. Natal, 2024.

IPARDES. Perfil das Regiões do Estado do Paraná. Curitiba: Ipardes, 2024. Disponível em https://www.ipardes.pr.gov.br/Pagina/Perfil-das-Regioes Acesso em 4 fev. 2025.

MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej (Orgs). Licenciaturas em Educação no Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão. Florianópolis: LANTEC /CED/UFSC, 2019.

NUPECAMP. Relatório de pesquisa: relatos orais de professoras e professores das escolas do campo durante a pandemia de Covid-19. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2020. 40 p.

SOUZA, Maria Antônia de; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; FONTANA, Maria Iolanda. Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1614–1631, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1614-1631. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172. Acesso em: 4 fev. 2025.

SOUZA, Maria Antônia de. Sobre o conceito de prática pedagógica. In: SILVA, Maria Cristina Borges (Org.). Práticas pedagógicas e elementos articuladores. Curitiba: UTP, 2016.

Publicado

2025-09-18

Como Citar

SOUZA, Maria Antônia de; PAULA, Rosana Aparecida da Cruz; VEIGA, Adriana Almeida.
Escolas do/no campo no contexto da pandemia e pós-pandemia de Covid-19 no estado do Paraná
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–31, 18 Set 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25760. Acesso em: 12 out 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2: Políticas e práticas pedagógicas em contexto pandêmico e pós-pandêmico