Vínculo afetivo professor e estudante no sexto ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e25920

Palavras-chave:

afetividade, educação básica, ensino-aprendizagem, Wallon

Resumo

À luz das discussões de Henri Wallon (1975, 1979) sobre a afetividade, este estudo teve como objetivo geral compreender como se constrói o vínculo afetivo na relação entre professores e estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental que ingressam em uma nova escola. Para isso, delineou-se uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública estadual do município de Caxambu do Sul, Santa Catarina. Como instrumentos e técnicas para a produção das informações,
foram utilizadas a observação participante registrada em diário de campo, rodas de conversas com dez estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental e entrevistas semiestruturadas com cinco professores destes estudantes. As informações foram analisadas por meio da Análise Temática de Conteúdo. Os resultados indicam que a transição para uma nova escola e a mudança na rotina escolar geram inseguranças e desafios para os estudantes, acentuados pela transição da fase do desenvolvimento do estágio categorial para o estágio da puberdade e adolescência. Conclui-se que o
vínculo afetivo entre professores e estudantes desempenha um papel importante no período de transição de escola e na fase do desenvolvimento dos últimos. A formação de vínculos afetivos positivos entre professores e estudantes é essencial para um ambiente educacional acolhedor e propício ao aprendizado. Sugere-se que as escolas desenvolvam estratégias e práticas pedagógicas que valorizem e fortaleçam essas relações afetivas, contribuindo para a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes.  

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Biografia do Autor

Dirlei Salete do Amaral Brancher, Prefeitura Municipal de Caxambu do Sul

Mestre em Educação pela Unochapecó. Professora da rede pública estadual de Santa Catarina. Secretária Municipal de Educação de Caxambu do Sul, SC.

Márcia Luíza Pit Dal Magro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutora e Mestre em Psicologia pela UFSC, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Psicologia da Unochapecó.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Pós-doutora em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq 2.

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

BRANCHER, Dirlei Salete do Amaral; DAL MAGRO, Márcia Luíza Pit; PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro.
Vínculo afetivo professor e estudante no sexto ano do ensino fundamental
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–30, 18 Set 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25920. Acesso em: 12 out 2025.

Edição

Seção

Artigos