Vínculo afetivo professor e estudante no sexto ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e25920Palavras-chave:
afetividade, educação básica, ensino-aprendizagem, WallonResumo
À luz das discussões de Henri Wallon (1975, 1979) sobre a afetividade, este estudo teve como objetivo geral compreender como se constrói o vínculo afetivo na relação entre professores e estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental que ingressam em uma nova escola. Para isso, delineou-se uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública estadual do município de Caxambu do Sul, Santa Catarina. Como instrumentos e técnicas para a produção das informações,
foram utilizadas a observação participante registrada em diário de campo, rodas de conversas com dez estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental e entrevistas semiestruturadas com cinco professores destes estudantes. As informações foram analisadas por meio da Análise Temática de Conteúdo. Os resultados indicam que a transição para uma nova escola e a mudança na rotina escolar geram inseguranças e desafios para os estudantes, acentuados pela transição da fase do desenvolvimento do estágio categorial para o estágio da puberdade e adolescência. Conclui-se que o
vínculo afetivo entre professores e estudantes desempenha um papel importante no período de transição de escola e na fase do desenvolvimento dos últimos. A formação de vínculos afetivos positivos entre professores e estudantes é essencial para um ambiente educacional acolhedor e propício ao aprendizado. Sugere-se que as escolas desenvolvam estratégias e práticas pedagógicas que valorizem e fortaleçam essas relações afetivas, contribuindo para a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes.
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