Do radiojornalismo esportivo aos podcasts

identificação e análise de produções narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.6

Palavras-chave:

podcasts esportivos, rádio, esporte, podcasts narrativos, podcasts populares, Internet

Resumo

Este estudo lista e classifica os formatos das produções indicadas como “Top Podcasts Esportes” nas plataformas Deezer e Spotify, e analisar aquelas que se destacam pela roteirização, produção e pós-produção. O artigo também discute a evolução da presença do esporte no rádio, apontando fatores que influenciam a maioria das produções a seguirem o formato “mesa-redonda”, tanto no rádio como nas novas mídias, comum nos programas esportivos televisivos brasileiros. Nos episódios analisados, buscamos exemplificar o contexto de utilização de elemento da linguagem sonora, além de buscar entender o motivo de produções de alta qualidade se mostrarem tão escassas entre os podcasts esportivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Gambaro, Universidade Anhembi Morumbi, Programa de Pós-graduação em Comunicação

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisador no Núcleo de Estudos de Rádio (NER-Fabico-UFRGS) e do MidiaSon - Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora.

Julio Pereira dos Santos Filho, Universidade Anhembi Morumbi

Graduado em Publicidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica da mesma universidade. E-mail: juliodossantos.19@outlook.com

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

GAMBARO, Daniel; SANTOS FILHO, Julio Pereira dos.
Do radiojornalismo esportivo aos podcasts: identificação e análise de produções narrativas
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 29, p. 120–140, 30 Jun 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18927. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos