COMUNICAÇÃO PÚBLICA E ALTERIDADE-RESPONDIBILIDADE ENTRE GOVERNO E CIDADÃOS: um aspecto da interação verbal on-line em consultas públicas digitais.

Authors

  • Luciana Saraiva de Oliveira JERÔNIMO

Keywords:

Comunicação pública. Governança digital. Diálogo on-line. Alteridade. Respondibilidade.

Abstract

RESUMO: O objetivo deste artigo é expor o resultado da investigação sobre a materialização do conceito alteridade-respondibilidade no momento em que governo e cidadãos dialogam. Com base na teoria dialógica bakhtiniana e por meio da análise de fluxos discursivos, identificamos distintos padrões de alteridade-respondibilidade em três consultas públicas digitais realizadas pelo governo do Rio Grande do Sul em 2011, 2012 e 2013. Após análises, compreendemos que nem todos os fluxos discursivos, constituídos por esses padrões, podem sustentar um diálogo concreto, construtivo e colaborativo entre governo e cidadãos, inerente à comunicação pública e à democracia participativa.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação pública. Governança digital. Diálogo on-line. Alteridade. Respondibilidade.


SUMMARY: The purpose of this article is to present the result of the investigation about the materialization of the alterity-responsiveness concept when state government and citizens dialogue. Based on Bakhtin’s dialogism and through discursive flow analysis, it is identified distinct patterns of alterity-responsiveness in the flows of three digital consultations carried out by the government of Rio Grande do Sul in 2011, 2012 and 2013. As a result of the analysis, became apparent that not all discursive flows constituted by these patterns (alterity-responsiveness) can sustain a concrete, constructive and collaborative dialogue between government and citizens, inherent in public communication and participatory democracy.
KEYWORDS: Public communication. Digital governance. Dialogue online. Alterity. Responsiveness.

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Published

2022-03-23

How to Cite

JERÔNIMO, Luciana Saraiva de Oliveira.
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E ALTERIDADE-RESPONDIBILIDADE ENTRE GOVERNO E CIDADÃOS: um aspecto da interação verbal on-line em consultas públicas digitais.
Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 181–198, 23 Mar. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18949. Acesso em: 16 nov. 2024.

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Artigos